bonecos1Entre os dias 10 e 12 de outubro acontece na Estação Cultura de Campinas a II Mostra do Vagão de Teatro de Bonecos. A Mostra contará com três dias de programação voltada para as crianças em homenagem ao seu dia, com teatro de rua, teatro de bonecos, teatro de máscaras, contação de histórias, folia de reis, feira de troca de livros infantis, cortejo, projeção de filme, plantio de árvore e bazar cultural.

A programação contará com atividades que integram as oficinas realizadas pelo Programa de Formação do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura. A abertura acontecerá no dia 10 de outubro com a participação dos alunos das oficinas da Estação em um cortejo artístico, seguido de plantio da árvore Mulungu, madeira usada na confecção dos tradicionais bonecos de mamulengos. A abertura oficial do evento contará com a Exposição Monotipias em Grandes Formatos, resultado da oficina ministrada pelo artista João Bosco.

Será apresentada na exposição uma produção de monotipias em grandes formatos com temáticas brincantes sobre papel pardo realizadas exclusivamente para essa mostra nas dimensões 240cm x 90cm. Estão participando artistas que já têm uma produção consolidada e pessoas interessadas na expressão por meio da arte, além de outras que atuam na área da saúde mental de Campinas e região.

No dia 11 a programação contará também com um bazar cultural e no dia 12 haverá uma feira de troca de livros infantis.  Na segunda-feira a partir das 18h, a banda Old Rockers fará um show de encerramento da Mostra na tradicional confraternização “Celebrando o Outro Lado”, que acontecerá na Sala dos Toninhos, onde artistas, alunos e o público se encontram para cantar, tocar e dançar.

A Mostra é aberta ao público, tem programação gratuita e faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Rede Usina Geradora, Ponto de Cultura Inventor de Sonhos, Ponto de Cultura NINA, Cia Damião e Cia e CPTB – Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos, sob a curadoria de Sebastian Marques. Conta com o apoio da Escola Municipal de Cultura e Arte, Secretaria de Cultura e Departamento de Turismo de Campinas.

É também uma oportunidade para o público conhecer o Vagão dos Bonecos da Estação Cultura, um antigo vagão de trem que se transformou em um teatro de bonecos com exposição de mamulengos. O espaço foi estilizado pelo artista plástico João Bosco e funciona como sede do CPTB – Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos, sob a curadoria de Sebastian Marques, promovendo apresentações, oficinas e pesquisa da arte do teatro de bonecos.

O Ateliê da Estação é um espaço de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público interessado. No espaço estão sendo realizadas oficinas de colagem, monotipia e arte postal, todas sob a orientação do oficineiro João Bosco, artista plástico com mais de 40 anos de experiência na área.

Todas essas ações são conduzidas de forma compartilhada pelo Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e a Rede Usina Geradora de Cultura formada por coletivos, Pontos de Cultura e artistas independes que atuam com diversas linguagens artísticas, gestão cultural, mídia livre e cultura popular em suas múltiplas frentes.

A programação completa da Mostra com mais detalhes pode ser vista no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO

10/10 – Sábado

10h – Cortejo: “Poeme-se! Mesmo na Impossibilidade!” – Sociedade dos Poetas Ainda Vivos de Campinas – SP

Local de partida: Praça Rui Barbosa

Local de chegada: Estação Cultura

12h30 – Plantio da árvore de Mulungu na Estação Cultura com a Folia de Reis Azes do Brasil e os artistas e alunos da Rede Usina Geradora de Cultura

Local: Plataforma da Estação Cultura.

15h – Abertura da Exposição Monotipias em Grandes Formatos – Artista plástico João Bosco e alunos do Laboratório de Produção Cultural.

Local: Ateliê da Estação (Túnel 1)

16h – Espetáculo de Mamulengos – Bendito os Beneditos – Ponto de Cultura Inventor de Sonhos – Campinas – SP

Local: Vagão dos Bonecos

16h30 – Espetáculo Histórias da Estação – Cia Vagantes – Campinas – SP

Local: Plataforma da Estação Cultura (espetáculo itinerante)

17h30 – Exibição do documentário Calunga seu Gilberto – Sebastian Marques – Ponto de Cultura Inventor de Sonhos – Campinas – SP

Local: Ateliê da Estação (Túnel 1)

18h30 – Espetáculo Histórias da Estação – Cia Vagantes – Campinas – SP

Local: Plataforma da Estação Cultura (espetáculo itinerante)

20h – Espetáculo: Zabobrim, O Rei Vagabundo – Barracão Teatro – Campinas – SP (Classif.: 12 anos)

Local: Sala dos Toninhos

11/10 – Domingo

11h – Abertura do Bazar Cultural da Estação

Local: Plataforma da Estação Cultura

11h – Espetáculo As Presepadas de Damião – Damião e Cia de Teatro – Campinas – SP

Local: Vagão dos Bonecos

15h – Espetáculo Um Buraco no Céu – Ana Piu – Portugal/Brasil

Local: Vagão dos Bonecos

16h – Espetáculo A Semente da Natureza – Canoa Encantada Teatro de Animação – Hortolândia – SP

Local: Vagão dos Bonecos

19h30 – Espetáculo – Zabobrim, o Rei Vagabundo – Barracão Teatro – Campinas – SP – (Classif.: 12 anos)

Local: Sala dos Toninhos

Segunda – 12/10

10h30 – Abertura da Feira de Troca de Livros Infantis Brincadeiras e Poesias com o Ponto de Cultura NINA – Campinas- SP e alunos da Rede Usina Geradora de Cultura

Local: Plataforma da Estação Cultura

11h – Vivência e Narração de Histórias – Ponto de Cultura NINA – Campinas – SP

Local: Plataforma da Estação Cultura

14h – Espetáculo O Sonho de Uma Dança – Teatrino Vagamundo – Argentina

Local: Vagão dos Bonecos

15h – Performance Ouroboros – Kelly Cheretti – Campinas-SP

Local: Vagão de Bonecos

17h – Credo – Canoa Encantada Teatro de Animação – Hortolândia – SP (Classificação:14 anos)

Local: Sala dos Toninhos

18h – Celebrando o Outro Lado – com a banda Old Rockers – Campinas-SP, DJ Sebastian Marques – Santo de Casa Faz Milagre (MPB)

Local: Sala dos Toninhos