foto de vídeoO policial envolvido na morte de uma idosa em Campinas, no interior de São Paulo, será afastado do trabalho. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, o policial cumprirá funções administrativas durante as investigações da morte de Isaura Gomes Paes, de 76 anos. Essa é mais uma morte de pessoa inocente por causa da criminalização das drogas.

Ela foi atingida por disparo durante uma operação da Polícia Militar. Segundo a versão registrada no boletim de ocorrência, o tiro que matou a idosa foi disparado durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na Vila Brandina, região periférica de Campinas, às 16h30 de ontem (29).

Em Portugal não há mais guerra às drogas.

De acordo com o registro, enquanto lutava com um suspeito que tentava fugir, a arma do policial disparou, atingindo Isaura. A idosa chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, onde passou por cirurgia, mas morreu em seguida. O policial foi ferido na mão.

Revoltados, moradores do bairro fizeram, à noite, um protesto na Rodovia Heitor Penteado, e incendiaram um ônibus. O corpo de Isaura será enterrado hoje (29), às 15h30, no Cemitério dos Amarais.

A Secretaria de Segurança Pública informou que já identificou o homem que lutou com o policial e que realiza buscas para encontrá-lo. O policiamento da Vila Brandina também foi reforçado. Em nota, a secretaria lamentou a morte de Isaura e se solidarizou com a família e os amigos da idosa.

De acordo com a secretaria, foi instaurado inquérito policial-militar pelo 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior para apurar a morta de Isaura Gomes Paes. O caso também será investigado pelo 13º Distrito Policial do município.(Agência Brasil/edição Carta Campinas)