8608e02e980e469dd2308fb3a7725803Vários locais e espaços culturais da cidade de Campinas receberão até o final do ano a exposição “O Trabalho é uma Arte”, fruto de um trabalho pedagógico que teve início na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pierre Bonhomme, na Vila Industrial.

As obras foram criadas por um grupo de 20 alunos durante uma oficina pedagógica de grafite. Até o final do ano, a exposição percorrerá vários espaços da cidade, como MIS (Museu da Imagem e do Som), SESC e o Paço Municipal.

Os autores das obras são alunos com idade entre 15 e 66 anos. Em quatro encontros, sob a orientação do artista plástico Gustavo Nenão, os estudantes aprenderam sobre a arte do grafite. Durante as aulas eles tiveram noções sobre teoria e o manuseio do spray, compreenderem a diferença do grafite em relação à pichação. “Vim para ensinar e acabei aprendendo”, disse emocionado o artista.

As telas produzidas pelos alunos tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho e foram pintadas por meio da técnica do estêncil – espécie de um molde em que se aplica a imagem. Para a aluna Maria Inês Lago, de 66 anos, deficiente auditiva, que contou com o apoio de uma intérprete cedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a experiência expandiu seu conhecimento. “Já pinto telas em óleo e quero muito continuar pintando com spray, nunca havia experimentado e foi incrível”, afirmou.

A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SindiVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região), por meio do projeto Conexão Social. O projeto também está vinculado ao programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região), uma das parceiras da Secretaria Municipal de Educação.

Atualmente, a exposição pode ser vista no SENAC Campinas, onde fica até o dia 28 de outubro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação da exposição “O Trabalho é uma Arte”
Senac Campinas – até 28 de outubro
SESC Campinas – 29 de outubro
MIS (Museu da Imagem e do Som) – de 17 a 28 de novembro
Paço Municipal – durante o mês de dezembro