A Procura de Emprego (640x627)Nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 21h, e 1º de novembro, às 20h, no CIS-Guanabara, a Cia Histriônica de Teatro estreia sua quarta peça “A Procura de Emprego”, do dramaturgo francês Michel Vinaver.

Fage, um diretor de vendas recém-desempregado de 43 anos, tenta procurar um novo lugar no mercado de trabalho; nessa busca, sujeita-se a uma fatigante entrevista de emprego empreendida pelo executivo Wallace. Em situações nas quais se confundem o público e o privado, os fluxos discursivos do protagonista são atravessados pelas intervenções de sua filha adolescente Nathalie, esquerdista, e de sua mulher Louise, que suporta o desemprego e a depressão do marido.

A peça foi escrita em 1970, logo após os levantes estudantis de maio de 1968 que quase culminaram com a queda da quinta república francesa. Com os diálogos entrecortados construídos a partir de uma estrutura dramatúrgica não convencional, o espetáculo fala sobre o desencontro, a falta de comunicação e a crise do sistema corporativo.

A Cia Histriônica de Teatro é composta por formandos do curso de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante a graduação, desenvolveram as montagens de: “O Cortiço”, adaptação do livro homônimo de Aluisio Azevedo, dirigida por Marcelo Lazzaratto e Grácia Navarro; “A Alma Boa de Setsuan”, inspirada na obra de Bertolt Brecht com concepção original de Matteo Bonfitto e atualmente digirida por Dirceu de Carvalho; e “Happy End”, de Dorothy Lane, dirigida por Verônica Fabrini e Wanderley Martins. Com o intuito de se consolidar como uma Cia ativa no meio artístico, o coletivo busca se profissionalizar e compartilhar suas pesquisas para além do meio acadêmico, estabelecendo-se, hoje, na cidade de Campinas.

O grupo já participou de Festivais como, por exemplo, o FRINGE (Mostra dentro do 23º Festival de Teatro de Curitiba), 4º FICA (Festival Integrado de Cultura e Arte), X e XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas), entre outros. Também realizou uma turnê em Portugal, em outubro de 2014, com o espetáculo “O Cortiço”.

Os ingressos para todas as apresentações de estreia do novo espetáculo da Cia. serão no chapéu (contribuição espontânea de valor). (Carta Campinas com informações de divulgação)

‘A Procura de Emprego’
Dias 29, 30 e 31/10 às 21h.
Dia 01/11 às 20h.
Local: CIS-Guanabara – Armazém Menor
Rua Mário Siqueira, 829 – Jardim Guanabara, Campinas-SP.
Ingressos no Chapéu. Distribuição 1h antes do início do espetáculo
Lotação: 50 lugares
Classificação etária: 12 anos