tribunal de contasA cidade de Campinas, administrada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), tem as piores notas em gestão e planejamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os indicadores do TCE servem para avaliar a capacidade administrativa das prefeituras.
O indicador do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), com dados de 2014, mede a efetividade das políticas públicas nos 644 municípios do Estado. Campinas ficou com C+, a pior nota da Região Metropolitana de Campinas, ao lado de Americana.

Mas outro índice importante, o i-Planejamento, Campinas teve uma noda ainda pior, C, que corresponde a baixo nível de adequação. O i-PLANEJAMENTO (Índice Municipal do Planejamento) serve, segundo o TCE “para ordenar os municípios quanto ao que foi planejado e realizado em matéria de programas e ações”..

O índice analisa a qualidade das ações do governo,  por exemplo, compara o resultado alcançado pelas metas com os recursos financeiros utilizados, verifica o percentual de alteração do planejamento inicial e compara a taxa de investimento estabelecida no planejamento inicial como o que foi efetivamente executado. A Prefeitura de Campinas não emitiu nota sobre a avaliação, divulgada esta semana. (Carta Campinas)