pregnant-453197_640Gestantes que se alimentam de forma adequada e evitam riscos tendem a ter menos complicações durante a gestação e no parto. E elas dão à luz a bebês maiores e mais saudáveis. Uma dieta balanceada é um dos elementos mais importantes para assegurar o futuro da mãe e do bebê.

As mulheres que entram na gestação no peso ideal e ganham entre 11 e 15 kg têm menos problemas do que as que ganham mais ou menos que isso. Se a gestação é múltipla, deve-se ganhar pelo menos 4,5 kg adicionais.

O peso ganhado durante a gestação representa o peso do feto e das partes do organismo que suportam o desenvolvimento dele. O volume sanguíneo aumenta em 50% ou mais e as mamas também crescem. O organismo ainda constrói reservas para sustentar o crescimento rápido do bebê e para proporcionar energia para o trabalho de parto e amamentação.

De acordo com a nutricionista do Meu Pratinho Saudável, Lara Natacci, muitas mulheres se preocupam demasiadamente com o peso e temem um aumento excessivo durante a gestação. Mas nessa época, a prioridade deve ser o ganho adequado de peso para o completo desenvolvimento do bebê.

Se a mãe estiver abaixo do peso quando ficar grávida, um aumento de 12 a 18 kg é indicado. Se estiver acima do peso, esse aumento deve ser de 7 a 12 kg.

A nutricionista ainda orienta que o peso deve aumentar gradativamente. No final do terceiro mês, deve ser esperado um ganho de 1 a 2 kg. Nos meses subsequentes, o ganho deve ser de aproximadamente 450 g por semana. Se o ganho for muito maior do que isso, deve-se tentar um controle das calorias ingeridas, sem privar o bebê de nutrientes essenciais, como mostram as dicas a seguir:

– dar preferência a leite ou iogurte desnatados e queijos magros;

– evitar alimentos ricos em gorduras e altamente calóricos, mas pobres em nutrientes, como doces, bolos, frituras;

– usar alimentos assados, cozidos e grelhados ao invés de fritos;

– consultar o médico a respeito de começar ou aumentar a atividade física.

Ganho total mínimo de peso – Quilogramas

Bebê: 3,200 a 3,600 kg

Placenta: 0,450 a 0,900 kg

Líquido Amniótico: 0,900 kg

Mamas: 0,450 kg

Útero: 0,900 kg

Volume Sangüíneo: 1,360 kg

Gordura Corporal: 2,300 kg

Massa Muscular e Líquidos: 1,800 a 3,200 kg

Total, no mínimo: 11,360 Kg
(Da EBC)