1151027_633270230025934_185000387_nA Temporada Teatral do mês de setembro na Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”, receberá a Cia Histriônica de Teatro com a apresentação do espetáculo “O Cortiço” nos dias 11 e 12 de setembro, sexta e sábado às 20h.

No dia 13, às 18h30, os espectadores poderão conferir um documentário sobre a turnê do espetáculo em Portugal e, depois, participar do “Celebrando o Outro Lado”, festa de encerramento da temporada, um momento de confraternização entre os artistas e espectadores que conta com atrações musicais para entretenimento dos convidados.

O espetáculo “O Cortiço”, inspirado no romance homônimo de Aluísio de Azevedo, narra a história da construção de uma estalagem, que cresce rápida e desordenadamente, transformando-se em um organismo vivo, onde habitam brasileiros, portugueses, negros e brancos. Em consequência dessa diversidade caótica e da vida coletiva a que estão submetidos, surgem tensões culturais e conflitos que tecem a narrativa dos moradores do cortiço.

No domingo, dia 13, será exibido o documentário “Do samba ao fado – qual o lugar do teatro? ‘O Cortiço’ em Portugal”. O trabalho é resultado da turnê realizada pela Cia Histriônica em quatro cidades do país lusitano em 2014. Nesta viagem, a companhia realizou apresentações, oficinas e intervenções que foram registradas nesse documentário. O objetivo da produção é refletir sobre as questões provocadas pelo encontro cultural.

A Sala dos Toninhos está localizada na Estação Cultura de Campinas e conta com 80 lugares. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência ao espetáculo e cobrados ao final no chapéu (contribuição espontânea). A agenda do espaço prevê apresentações mensais de teatro, sempre no segundo fim de semana de cada mês.

Este projeto é fruto do trabalho da Rede Usina Geradora de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e com o Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo “O Cortiço”
Dias 11 e 12 de setembro, às 20h
Classificação etária: 16 anos
Duração: 100 minutos

Documentário “Do samba ao fado – qual o lugar do teatro? ‘O Cortiço’ em Portugal”
Dia 13 de setembro, às 18h30
Classificação etária: Livre
Duração: 35 minutos

Local: ”Sala dos Toninhos” da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro.
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial