O Cortiço2 - Crédito Natasha MotaA partir do dia 9 de setembro, quarta-feira, a Cia. Histriônica de Teatro, grupo composto por formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas, realizará uma série de atividades em Campinas integrando o evento “Do Samba ao Fado”, entre elas, o lançamento de um documentário e apresentações teatrais.

As origens deste evento começam em outubro de 2014, quando a Cia levou para Portugal “O Cortiço”, peça teatral adaptada do clássico da literatura brasileira escrito em 1890 por Aluísio Azevedo, e dirigida por Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto.

Em torno da reflexão “Qual o lugar do teatro?”, a Cia Histriônica propôs apresentações do espetáculo e intervenções em múltiplos formatos, passando pelos municípios portugueses de Santa Maria da Feira, Évora e Lisboa, realizando palestras, oficinas, além das apresentações e intervenções artísticas em locais de grande circulação de público.

Como resultado da experiência em Portugal, surgiu o documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? ‘O Cortiço’ em Portugal”, que será lançado no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp no dia 9 de setembro, às 19h30. Nos dias 11 e 12 de setembro, o grupo apresentará o espetáculo “O Cortiço” na Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, onde também haverá exibição do documentário no dia 13.

Estruturada em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo, o espetáculo “O Cortiço” teve como referência para seu processo de criação matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como: capoeira, maculelê, jongo, lundu, samba, fado e pregões. Através desses elementos, o espetáculo retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classe durante o período da abolição da escravatura e a vida privada e social na inter-relação entre as culturas brasileira e estrangeira – predominantemente, a portuguesa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação completa do evento “Do samba ao fado”:

09/09 – 19h30 – Coquetel e lançamento do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal”
Local: Auditóro do Instituto de Artes da Unicamp
Endereço: Rua Elis Regina – Cidade Universitária, Barão Geraldo.

11 e 12/09 – 20h – Espetáculo “O Cortiço”
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro
Ingressos no chapéu. Retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo.

13/09 – 18h30 – Exibição do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal”
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro