galeriapagina-451Valinhos recebe entre os dias 19 e 27 de setembro a programação cultural da 19ª  edição do Festival Revelando São Paulo. Serão 60 espaços de culinária e 60 de artesanato, além da apresentação de 200 grupos de manifestações artísticas, como batuque, cavalhada, congadas e outros.

O evento também conta com um espaço das ‘Brincadeiras de Todos os Tempos’ e com a participação da centenária ‘Corrida de Cavalhada’. O festival é gratuito, e acontecerá das 9h às 21h no Parque Municipal Bruno Nardini.

Os espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado terão  doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”.

Entre os destaques, o Buraco Quente, com duas receitas diferentes, trazidas pelos municípios de Mairiporã e Pariquera-Açu. A comida tropeira também se faz presente com versões diferenciadas, como a de Monteiro Lobato, com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada, e Natividade de Serra, com arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirelinha.

O público poderá assistir Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, nos espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe, entre outras.

O projeto Revelando São Paulo busca, segundo os organizadores, difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social, que realiza o evento para o governo do Estado de São Paulo.

Programação Revelando São Paulo

Programação Permanente
Carros de bois, charolas e charretes
60 espaços de artesanato; 6 espaços de culinária Rancho tropeiro e Espaço: Brincadeiras de todos os tempos

19 de Setembro – Sábado
Encontro de Orquestras de Viola
X Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

20 de Setembro – Domingo
Cerimônia da Paz – Início da Cerimônia Transreligiosa – Festival da Amizade

21 de Setembro – Segunda
Tarde das Serestas
Encontro das manifestações cosmopolitas

22 de Setembro – Terça
Encontro de Bandas e Fanfarras
Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

23 de Setembro – Quarta
Encontro de Violeiros
Encontro de Sanfoneiros

24 de Setembro – Quinta
Encontro de Catira
Encontro de São Gonçalo,Encontro de Adoradores da Santa Cruz, Encontro de Fandango e Cururu

25 de Setembro – Sexta
Encontro de Quadrilhas
Noite de São João

26 de Setembro – Sábado
Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
Reiada (Encontro de Folias de Reis) Festa de Cosme e Damião Corrida de Cavalhadas
Noite dos Tambores

27 de Setembro – Domingo
Encontro de caminheiros, Encontro de Romeiros, Congado Paulista

Serviço:
XIX Revelando São Paulo
Data: 19 a 27 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Rua D. João VI, 82 – Jd. Planalto
Entrada gratuita
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) – 3312 2900