Onde_os_fracos_nao_tem_vez_-_divulgacaoO Ciclo Aula de Cinema, que acontece aos sábados de cada mês, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibirá, no mês de setembro, quatro filmes de cineastas cujo trabalho é importante para a compreensão da história do cinema.

As exibições do ciclo são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação para setembro:

Sábado, 05 de Setembro – 19h30min
FITZCARRALDO
Direção de Werner Herzog

Brian Sweeney Fitzgerald (“Fitzcarraldo”, na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. (Alemanha, 1982. Colorido, 157 min).

Sábado, 12 de Setembro – 19h30min
FITA BRANCA
Direção de Michael Haneke

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2009. (Alemanha/França/Itália/Áustria, 2009. Preto e Branco, 144 min).

Sábado, 19 de Setembro – 19h30min
ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ
Direção de Joel e Ethan Coen

Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Vencedor de 4 Oscars (Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante para Javier Bardem) (EUA, 2007. Colorido, 123 min).

Sábado, 26 de Setembro – 19h30min
SANGUE NEGRO
Direção de Paul Thomas Anderson

Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos. Vencedor de 2 Oscars (Ator e Fotografia). (EUA, 2007. Colorido, 158 min).

Mais informações no evento no facebook ou no site do Museu. (Carta Campinas com informações de divulgação)