12043020_1010594325669990_5664999038821795212_nNo próximo sábado, dia 26 de Setembro, às 19h30, o ciclo “Aula de Cinema”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibirá o filme “Sangue Negro”, de Paul Thomas Anderson.

Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos. Vencedor de 2 Oscars (Ator e Fotografia). EUA, 2007. Colorido, 158 min.

Paul Thomas Anderson (1970) cresceu na área de San Fernando Valley e começou o seu envolvimento com o cinema desde cedo. Quando tinha 8 anos fez seu primeiro filme e aos 12 anos ganhou uma câmera Betamax de seu pai. Começou a escrever na adolescência e aos 17 anos passou a experimentar outros formatos de câmera. Depois de alguns anos de experiências, Anderson escreveu e filmou sua primeira produção “real” durante seu último ano na Montclair Preparatory School. O pseudo-documentário chamado The Dirk Diggler Story (1988) é um curta de 30 minutos sobre uma estrela pornô e foi inspirado no ator John Holmes. O documentário foi grande inspiração para o longa-metragem que consagrou o diretor quase 10 anos depois: Boogie Nights (1997). Tendo surpreendido o mundo do cinema aos 27 anos com a pérola que é Boogie Nights, Paul Thomas Anderson foi reconhecido como um prodígio e desde então nunca deixou de fazer jus a esse título. Seus filmes podem ser compreendidos como um estudo sobre a personalidade, a alienação e o sucesso.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro