AC Moraes / kelly SatoA previsão da temperatura máxima para Campinas nos próximos dias é de 35 graus centígrados, segundo o Cepagri da Unicamp.  Um intenso calor neste fim de inverno.

A umidade relativa do ar em Campinas voltou a cair nesta tarde de quinta-feira, 17 de setembro. Os índices atingiram 22,4% às 15h28, patamar que colocou a cidade em estado de atenção, conforme informações da Defesa Civil. E pode nesses dias entrar em estado de alerta devido a não previsão de chuvas.

O estado de atenção exige cuidados com a saúde e o incremento de ações preventivas em relação às queimadas. Quanto à saúde, há o risco de incidência de doenças respiratórias como crises de asma, enfisemas, bronquite e alergias. Também podem surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. As crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são os mais agredidos por este conjunto de fatores.

As pessoas tomem bastante água e sucos naturais. Os cuidadores de idosos e crianças devem estimular a ingestão de líquido; e as atividades físicas ao ar livre devem ser suspensas no período de sol mais quente, entre 11h e 15h.  Os ambientes  umidificados ajudam a minimizar o mal estar.

Em relação às queimadas, a orientação é que as pessoas não queimem resíduos – folhas secas, pneus e outros objetos – nas ruas e em terrenos dentro da cidade, o que, inclusive, é proibido por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através telefone 193. (Carta Campinas com informações de divulgação)