aplicativoO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira (23) que “São Paulo é hoje um modelo para o Brasil do ponto de vista de recursos hídricos”. Ele irá a Brasília receber um prêmio da Câmara dos Deputados pelo seu trabalho à frente da Sabesp e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

São Paulo enfrenta sua maior crise de abastecimento de água da história. Para o Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor, que monitora os problemas de abastecimento no estado, o prêmio é uma “afronta ao povo paulistano”. A premiação ocorrerá no dia 13 de outubro.

“É um prêmio à leniência e à omissão total”, afirmou o gerente técnico da instituição, Carlos Thadeu de Oliveira. “É uma afronta ao povo paulistano. O deputado que concedeu o prêmio (João Paulo Papa, do PSDB-SP) não sabe do que está falando.”

Um aplicativo para registrar a falta d’água na região metropolitana de São Paulo, lançado na última quinta-feira (10), registrou mais de uma denúncia por minuto nas primeiras 24 horas do seu lançamento. Até segunda-feira (21), mais de 3,3 mil reclamações haviam sido registradas.

Criado e divulgado pela rede Aliança Pela Água, grupo formado por mais de 60 entidades, o aplicativo usa os sistemas de georreferenciamento do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido.

De acordo com o promotor Ricardo Manuel Castro, membro do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente da Grande São Paulo (Gaema), a ferramenta deve auxiliar o Ministério Público na investigação sobre os cortes no abastecimento de água. (Carta Campinas com informações da RBA e divulgação)