Cursos-Pronatec-PE-02O Pronatec (Programa Nacional de Ensino Técnico do Governo Federal) abriu inscrições para 160 vagas de sete diferentes cursos gratuitos de qualificação profissional, disponibilizados na cidade de Campinas.

As vagas são destinadas exclusivamente para moradores de Campinas, prioritárias para os seguintes públicos: requerentes, segurados e beneficiários do Seguro Desemprego, pessoas com deficiência, jovens em cumprimento de medida socioeducativa, estudantes do Ensino Médio da rede pública (inclusive Ensino de Jovens e Adultos – EJA), agricultores familiares e beneficiários do Cadastro Único (CADÚnico). Além da gratuidade dos custos, o aluno não terá gastos com material, transporte e lanche.

A pré-matrícula pode ser feita em qualquer um dos postos disponibilizados pela prefeitura. O CPAT, órgão ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, é apenas um dos postos disponíveis para a pré-matrícula, sendo possível ainda realizá-la nos territórios através dos CRAS e dos DAS, equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS).

A pré-matrícula é necessária para que seja feito o encaminhamento do trabalhador ao SENAC que irá avaliar o perfil do público pré-inscrito de acordo com as vagas disponíveis de modo a realizar a efetivação ou não da pré-matrícula.

Para se inscrever os interessados deverão cumprir as exigências legais e se apresentar num dos postos de inscrição, que são o CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador, os 12 CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e 5 DAS (Distritos de Assistência Social) espalhados por todas as regiões da cidade.

O CPAT atende na Avenida Campos Sales, 427, Centro. Os endereços dos equipamentos da SMCAIS podem ser consultados no endereço http://campinas.sp.gov.br/governo/cidadania-assistencia-e-inclusao-social/estrutura.php .

Os cursos serão realizados no SENAC Campinas, localizado à Rua Sacramento, 490 – Centro, Campinas. Telefone: (19) 2117-0600. (Carta Campinas com informações de divulgação)