Julieta e o RomeuNa próxima quarta-feira, 19, o Barracão Teatro, grupo com sede no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, iniciará uma série de encontros chamados de Círculo de Debates, que ocorrerão sempre na sede do grupo.

Os Círculos terão como objetivo abrir espaços de diálogo sobre as representações nas diversas linguagens artísticas, a partir da perspectiva de que a arte não está imune à construção e legitimação de algumas práticas sociais discriminatórias, preconceituosas e vexatórias.

O tema deste primeiro debate, que acontece a partir das 19h30, será a representação da mulher na arte. O Círculo contará com as provocações de Magali Mendes, militante do Movimento Negro e Feminista, com a questão das Mulheres Negras na arte, e Lucia Castro, militante do Movimento Negro e LGBT, com a questão da gordofobia e a estética padrão na arte.

O Círculo de Debates sobre a representação da mulher é organizado pelo Barracão Teatro e pelo Coletivo de Feminismo Negro Interseccional de Campinas. Tanto para o grupo teatral quanto para o coletivo, diante da complexidade da questão da representação, é necessário abrir espaços para um diálogo que seja o mais construtivo possível.

A ideia de debater as representações surgiu a partir da sugestão de uma espectadora das releituras dramáticas de peças de Circo Teatro, realizadas em maio pelo Barracão Teatro. A partir deste debate, a expectativa dos organizadores é contar com as contribuições do público para a formação de novas reflexões sobre desnecessárias, equivocadas e ultrapassadas representações. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Círculo de Debates
Tema: A representação da mulher na arte
19/08, às 19h30
Local: Barracão Teatro – R. Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel – Barão Geraldo – Campinas/SP. Telefone: 3289-4275