45241d899eb4c6f7e5cdc3ab565fe024
Foto faz parte da exposição

A partir desta sexta-feira, 14 de agosto, várias atividades culturais gratuitas serão oferecidas pelo Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, em Joaquim Egídio.

A programação começa às 19h, com a abertura da exposição “Da identidade à memória: o patrimônio imaterial em Campinas”, e abrange apresentações teatrais gratuitas, oficina de viola caipira e exposição.

A Oficina de Viola Caipira será ministrada por João Paulo do Amaral, Thiago Ceccato Rossi, Fábio de Souza Miranda e André Aparecido de Souza Moraes. O início será no dia 20 de agosto, quinta-feira, continuando até 12 de novembro, todas as quintas-feiras, das 17h às 18h15. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Nesta sexta-feira, dia 14, às 19h, será reaberta a exposição “Da identidade à memória: o patrimônio imaterial em Campinas”. A mostra é um recorte dos valores culturais e imateriais do povo, organizada pelo Museu da Cidade.

A exposição reúne 18 painéis, de autoria de Fabiana Ribeiro, que registram movimentos e cores do que é considerado patrimônio imaterial, como tradições populares, entre elas capoeira, jongo e Folia de Reis. A mostra já esteve na Estação Cultura. A exposição segue até 27 de setembro e há visitas monitoradas para escolas, sempre às sextas, das 9h às 21h. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].

A prosa, a viola, os causos, a música, a poesia, o cafezinho do caipira e a diversidade da língua são o tema da peça “Ser Tão Caipira”, da Sia Santa. As apresentações serão nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 20h30, no sábado, 15 de agosto, às 20h30, e no domingo, 16 de agosto, às 11h.

‘Ser Tão Caipira’ é a história do caipira Januário (Edson Lozano) que recebe a visita do amigo da cidade (Agnaldo Araújo), violeiro cantador e médico de animais. Um resgate do genuíno dialeto caipira enfatizando a simplicidade cabocla, numa deliciosa coletânea de causos, ora em prosa, ora em verso, entoando algumas modas do cancioneiro, como Rancho Fundo, Chapéu de Palha, Lampião de Gás, etc.

Local: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular – Av. Heitor Penteado c/ Rua José Ignácio, 14, Joaquim Egídio, Campinas
Entrada gratuita