EXPOSIÇÃO BRINCAR (640x349)De 1º de setembro a 12 de outubro, poderá ser vista no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, a exposição “Território do Brincar”.

A exposição é um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, que constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos.

Fruto da pesquisa do Projeto Território do Brincar, a exposição apresenta uma maneira de olhar para a criança atual, através de vídeos, fotos, áudios e brinquedos. Essa primeira versão da exposição do Território, que apresenta uma parte do acervo pesquisado, tem quatro recortes: Casinhas, Carrinhos, Barquinhos e Pular elástico. As Casinhas, por exemplo, exploram a intimidade e a forma de construir mundos; já os barquinhos trazem um olhar para a delicadeza, a precisão e a simetria na construção. Há painéis de fotos e frases de crianças, vídeos, acervo de brinquedos, receitas de comidinhas, entre outros materiais do universo infantil.

Os transeuntes também podem ouvir histórias e brincadeiras de crianças em dois telefones dentro de latas, e assim se transportar para esses momentos. O Território do Brincar em co-realização com o Instituto Alana é coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks. Durante dois anos, eles percorreram diversas regiões brasileiras, incluindo comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, localidades no sertão e litoral, revelando o país através dos olhos das crianças e realizando um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

O público está convidado a se dedicar à contemplação dos gestos infantis traduzidos em brinquedos, imagens de brincadeiras, falas das crianças e, em seguida, brincar no Quintal do Casarão. (Carta Campinas com informações de texto de divulgação escrito por Renata Meireles)

* O Instituto Alana é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que trabalha em várias frentes e tem como missão honrar a criança. Seus projetos têm como base o olhar sensível para a infância e o reconhecimento do potencial das várias linguagens da criança, em especial as não-cognitivas. A atuação do Instituto vai desde a ação direta na educação infantil até um trabalho jurídico e de advocacia para a efetivação dos direitos da criança.

Ficha Técnica
Curadoria: Renata Meirelles
Pesquisa: Projeto Território do Brincar
(www.territoriodobrincar.com.br)
Coordenação do Projeto Território do Brincar:
David Reeks e Renata Meirelles
Projeto Cenográfico: Júlio Dojcsar e Silvana Marcondes
Cenotécnica: Serralheria Casmetal, Madeira, Michel Gonzalez
Fotografias: Renata Meirelles
Ilustrações: Biba Rigo
Tratamento de Imagens e Layouts: Antônio Kehl
Documentários:
Direção: David Reeks, Renata Meirelles e Fernanda Heinz Figueiredo
Fotografia: David Reeks
Edição e finalização: David Reeks e Aiuê Produtora
Mixagem dos áudios: David Reeks
Equipe Instituto Alana:
Presidente: Ana Lúcia Villela
Vice Presidente: Marcos Nisti
Coordenação: Ana Claudia Leite
Produção: Isys Remyão

Exposição Território do Brincar
Local: Centro Cultural Casarão
Visitação livre ou com agendamento para grupos
Contato: 32876800 (Neusinha ou Ana) ou 9 91335204 (Andrea)

11220107_1067997969878871_6941609074270440523_n