Fotos Gov BaPassados 26 anos da eleição democrática do primeiro presidente da República (1989) e 30 anos da presença de um presidente da República de origem civil (1985), o Estado brasileiro mantém uma política de terror contra a população.

O pior de tudo isso é que a pesquisa também demonstra a completa e total ineficiência de uma polícia violenta.

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada ontem (31/07), 62% da população simplesmente têm medo da Polícia Militar. Ou seja, 62% da população não confiam na PM. A pesquisa também mostrou que 53% temem agressão de policiais civis.

Isso significa dizer que o Estado brasileiro recolhe impostos para manter polícias que impõem o terror nas ruas e, principalmente, nos bairros mais pobres. Pode se comparar isso com a violência doméstica, quando a agressor está dentro da própria casa. Ou seja, o agressor da população brasileira é o próprio Estado.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que relataram sofrer agressão da PM é na maioria jovens, pobres, negros e moradores do Nordeste. Em reportagem, PM escreve livro sobre a escola de formação da violência policial.

A pesquisa também mostra que uma polícia violenta simplesmente não resolve o problema da violência e só piora a situação, visto que 91% dos entrevistados também têm medo de ser vítima de violência por parte de criminosos, 81% disseram que têm medo de ser assassinados.

A pesquisa foi feita em cidades com mais de 100 mil habitantes. O Datafolha ouviu 1.307 pessoas em 84 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos.