CLYZtB2Klg4gdDfg7SHTx-yJyqs22uVI9wCA4TywOP4,Oa-AS0O8BBLrNdO0dZ46Y2Y2Z22_T3LZT37E-iK_4qo,mkrjrpRQO-U5RkeCARVmwvetAd2OG8iI9DGIr9JtwlsNo próximo dia 16 de setembro, quarta-feira, às 20h, o “Ballet du Grand Théâtre de Genève”, conhecido internacionalmente como um dos maiores grupos de balé do mundo, realiza uma apresentação única no Theatro Municipal de Paulínia.

O Ballet du Grand Théâtre de Genève foi fundado em 1962, tendo como sede um teatro que, desde o início do século XX, já recebia em seu palco grandes companhias e consagrados bailarinos tais como Isadora Duncan e Nijinsky. Foi dirigida por Janine Charrat, Serge Golovine, Patricia Neary, Peter Dych, Oscar Araiz, Gradimir Pankov, François Passard, Giorgio Mancini, George Balanchine e atualmente Philippe Cohen.

Desde seu nascimento explora a pluralidade da dança, trabalhando com coreógrafos como George Balanchine, Rudolf Noureiev, Jirí Kylián, Ohad Naharin, William Forsythe, Lucinda Childs. Hoje o elenco do Grand Ballet se compõe de 26 bailarinos de várias nacionalidades, de formação clássica, e mantém em seu repertório coreografias neoclássicas e contemporâneas.

No programa, Lux, de Ken Ossola e Glory, de Andonis Foniadakis, dois coreógrafos europeus que têm em seu curriculum trabalhos em companhias como Netherlands Dans Theater, Cedar Lake Contemporary Ballet e Martha Graham Dance Company.

Um espaço de dois séculos separa Handel de Fauré, inclinando à pergunta: “Será o lapso de tempo entre esses dois compositores um obstáculo para fazer de seus trabalhos a base para um espetáculo de dança”?

Parte da resposta reside na interação de música e dança, como uma está enraizada na outra, permitindo que a dança alcanse um efeito de elevação espiritual, enquanto a música trabalha o seu poder físico misterioso sobre o corpo.

Lux, por seu poder hipnótico, esculpe sombras para melhor realçar a delicadeza dos corpos, repletos de ar sensível e suave que emana da música de Fauré.

Em Glória, os corpos dos bailarinos se entrelaçam numa simbiose, ora fluida, ora tensa, ora extrovertida, ora minimalista, mas sempre com a noção de equilibrio que dá ao movimento a sua qualidade e controle. Andonis Foniadakis demonstra neste ballet toda sua virtuose. Ele tem uma habilidade especial para persuadir seus dançarinos com sua presença intensa, enigmática, ousada, criativa e profundamente humana.

O Grand Théâtre de Genève Ballet Company encarna o ritmo desse desempenho, no qual uma expressão dramática original se instala entre os momentos de nascimento e morte, entre a abertura e o fechamento do olho. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ballet du Grand Théâtre de Genève
Data: Quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal de Paulínia
Endereço: Rod. José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500, Paulínia – SP
Preço: R$30,00 (meia) e R$60,00 (inteira)
Classificação: 12 anos