foto de vídeo arthur chioro
Arthur Chioro –

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez uma palestra histórica para um ministro de Estado no Brasil, durante a cerimônia de aberturado do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2015, realizado em Goiânia (GO), no mês passado.

Contundente nos argumentos, o ministro deu um panorama do Sistema Único de Saúde e abordou vários temas que o país não consegue vencer, apesar dos avanços nas últimas décadas.

Vídeo integral abaixo.

Nos 11 minutos:

“Pela primeira vez, em 515 anos, há médicos em todos os distritos de saúde indígenas”

Nos 13 minutos:

“6.900 vagas de medicina foram abertas de 2013 para cá”.

Aos 16 minutos:

“A epidemia de parto cesariana que esse País vive. É uma vergonha. Eu não consigo, como Ministro da Saúde, ouvir calado”.

Aos 19 minutos:

Sobre a violência no trânsito: “precisamos enfrentar essa política de forma intersetorial. Ir nos determinantes da doença.

Aos 20 minutos:

Sobre drogas: “Vamos continuar tratando como um caso de política? Criminalizando o usuário? Virando as costas? Montando um sistema de cuidado que reprime, que aparta, que segrega? Ou vamos enfrentar para valer?”

Aos 23 minutos:

Sobre tuberculose: “A Rússia está com o mesmo esquema terapêutico do Brasil e tem 17% de resistência ao tratamento. A África do Sul bate em 23% de resistência. E a resistência no Brasil é menor do que 1%. Sabe qual é a diferença? A assistência farmacêutica gratuita”

Aos 27 minutos:

“Quem compra um plano de saúde, tem que ter de volta aquilo que está no seu contrato. E não cabe empurrar para o Sistema Único de Saúde quando é caro. É um tema que não podemos postergar. Ele não é fácil”

Aos 30 minutos:

“Precisamos fazer a luta pelo financiamento sustentável, permanente e adequado para o Sistema Único de Saúde”