Local do empreendimento
Local do empreendimento

A Prefeitura de Valinhos espera apenas a liberação do governo federal para dar início a construção de 900 unidades populares dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Prefeitura, a declaração da presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira, 22/7, em Piracicaba, de que o governo federal fará “imenso esforço” para manter o Minha Casa, Minha Vida indica que o programa deve sair.

O município aguarda a liberação do programa na faixa 1, para a concretização de um empreendimento vertical, no bairro Frutal, que atenderá 900 famílias com renda familiar de até R$ 1,6 mil.

De acordo com a Prefeitura, Valinhos já era para ter sido contemplada com a verba. “Porém, denúncia de uma entidade ambiental junto ao Ministério Público, que culminou com uma ação na Justiça, atrasou a aprovação do empreendimento na cidade e o Governo Federal não encaminhou a verba para Valinhos. Atualmente, a Prefeitura concluiu todas as etapas de aprovação e a Justiça já liberou o empreendimento”, noticiou.

A área faz divisa com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauá e da APA da Serra do Cocais, o que gerou discussões e atraso na obra.

Segundo a Prefeitura, a construção do empreendimento no bairro Frutal em parcerias com a iniciativa privada deve beneficiar famílias morando atualmente em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil. Há mais de oito anos não são construídas moradias populares no município. (Carta Campinas com informações de divulgação)