matheuspaleteiroUm jovem baiano de 19 anos, Matheus Paleteiro, lançou recentemente o romance regional Mundo Cão, baseando-se na literatura marginal. Lançado pela editora Novo Século, através do selo novos talentos da literatura Brasileira, Mundo Cão tem como referências autores como Charles Bukowski, Fiódor Dostoievski, e John Fante. Paleteiro tenta deixar sua marca observando as dificuldades do dia-a-dia da cidade de Salvador, e envolvendo-se nesse Mundo Cão que cerca á todos.

O livro conta a história de um jovem chamado Pedro Contino, que vive numa fictícia favela Soteropolitana chamada “Roda Viva”. Pedro tenta sempre escolher as decisões que julga certa, mas por conta da falta de oportunidades, acaba sendo influenciado pelo “mundo cão” que o cerca.

A obra se caracteriza por ter o intuito de retratar a realidade vigente, os anseios dos jovens, os medos em torno do futuro, e o movimento musical baiano e brasileiro.

As referências musicais já podem ser vistas a partir do nome do personagem, “Pedro Contino”, que é uma homenagem ao vocalista da banda Scambo, Pedro Pondé, e ao Rapper carioca Gabriel Contino, conhecido como Gabriel, o Pensador, e que serviram de grande influência para o autor. “Tentei retratar o rock, o rap, os anseios, os medos de um futuro trágico, as dificuldades … Envolvi o período de decadência brasileiro num existencialismo e criei um personagem que quer ser bom nos dias trágicos,  ainda que tudo deste Mundo cão lhe chame para o errado…”, relata Matheus. (Com informações de divulgação)