47c0a3c41b40795fcee19082fd9735bbTrês exposições serão abertas no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc) nesta sexta-feira, 3 de julho, às 19h. As mostras seguem até o dia 2 de agosto e ficam abertas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 16h; e domingos e feriados, das 9h às 13h, todas com entrada gratuita.

As exposições podem ser vistas nos três salões do Macc. Uma delas é a de fotos “Trotamundos ou mirando minhas desconhecidas cidades”, do fotógrafo Giancarlo Giannelli; a outra é “A Liberdade é Azul”, com pinturas da artista plástica Deborah Paiva; e, por fim, a instalação de objetos “Diálogo en tres actos”, de Yuly Marty. Todas foram selecionadas pelo edital de agendamento para ocupação do Macc.

Na exposição “A Liberdade é Azul”, a artista plástica Deborah Paiva expõe 24 pinturas de óleo sobre tela, que tratam de anonimato e solidão. A mostra é inspirada no filme “A Liberdade é Azul; A Igualdade é Branca; A Fraternidade é vermelha”, do diretor polonês Krzystof Kieslowski e tem a predominância da cor azul.

Nas telas, os personagens aparecem de costas para o público, flagrados durante uma ação, ensimesmados em pensamentos, condicionados ao universo invisível do cotidiano. Como no filme, a cor azul cria uma atmosfera de introspecção que se expande nas pinturas como possibilidade de liberdade, saída do terreno da realidade e da dor.

Já em “Diálogo en tres actos”, a artista Yuly Marty expõe uma instalação formada por quatro conjuntos de objetos de parede nos quais utilizou cera de abelha, madeira, metal e papel. Os trabalhos são inspirados em poesia e literatura e nos materiais da apicultura. A exposição “Diálogo en tres actos” reúne os trabalhos “Poemas figurados”, “Narrativas”, “Entrelíneas” e “Ninhos/Nidos”, do final do mestrado em Artes Visuais, na Unicamp.

Os textos utilizados na mostra foram extraídos do livro “A vida das Abelhas”, escrito em 1901, pelo poeta e filósofo franco-belga Maurice Maeterlinck que, de uma forma poética, une a divulgação científica à metáfora sobre a sociedade humana. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposições no Macc
Abertura: 3 de julho, às 19h
Período: 4 de julho a 2 de agosto
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h e domingo e feriado, das 9h às 13h
Local: Rua Benjamin Constant, 1633, Centro.