umairremedia_velescolha1_por Laura Franc_ozo (640x424)A Mostra Barracão Teatro, que começou no dia 6 de junho, chega ao fim no próximo final de semana com a apresentação do espetáculo “Uma Irremediável Escolha”, do grupo convidado Desembargadores do Furgão. Com direção de Tiche Vianna, o espetáculo utiliza máscaras balinesas e mistura música, dança, teatro e mágica. As apresentações acontecem no dia 18 de julho, sábado, às 20h, e 19 de julho, domingo, às 19h, no Barracão Teatro, localizado no distrito de Barão Geraldo.

“Uma Irremediável Escolha” é um espetáculo cômico de máscaras teatrais que coloca uma companhia de artistas no conflito entre seguir a tradição ou aventurar-se na realização de um sonho. Para isso, quatro atores se utilizam de oito diferentes máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, e contam uma história criada nos moldes das comédias populares tradicionais, com uma estrutura dramatúrgica simples e encantadora, colocando em diálogo o teatro, a dança, a música e a mágica.

Assim, o grupo Desembargadores do Furgão cria um universo fantástico e surpreendente, através de um espetáculo feito para ser apresentado em locais abertos, possibilitando o encontro do público com temas importantes de forma lúdica e poética.

O grupo Desembargadores do Furgão surge em 2013 do encontro entre oito máscaras vindas de Bali, na Indonésia, e seis artistas em busca de fazer um teatro ao mesmo tempo popular e de qualidade, capaz de atingir um público amplo e, muitas vezes, com pouco acesso à cultura. Tanto os quatro atores quanto os dois músicos mergulharam na desafiadora pesquisa de transpor para a cena de rua brasileira as máscaras dos bondrês – palhaços – da tradição teatral balinesa do Topeng e dialogar com o contexto sociocultural que as cerca.

umairremedia_velescolha2_por Laura Franc_ozo (640x424)Os atores e músicos do grupo Desembargadores do Furgão são todos formados pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Durante seu percurso, o grupo entrou em contato com o trabalho de profissionais importantes no campo das máscaras como Esio Magalhães, Fernando Linares, Carmencita Palermo, Enrico Bonavera, que contribuíram tanto na sedimentação e aprimoramento de técnicas com máscaras quanto no processo de criação de cada personagem, suas composições físicas, gestuais, vocais e de caráter.

A pesquisa e utilização de máscaras balinesas é ainda algo recente e relativamente escasso no panorama do teatro brasileiro. Com exceção de poucos grupos, como o Amok Teatro e a Cia dos Bondrês, não existem muitas referências práticas desse trabalho no Brasil. Assim, para além do trabalho dessas companhias, o grupo Desembargadores do Furgão foi buscar inspiração teórica e prática em pedagogias mais gerais, elaboradas para a utilização da máscara teatral no trabalho do ator provindas da metodologia de Jaques Lecoq e em técnicas desenvolvidas a partir da apropriação e diálogo no uso da máscara da Commedia dell’Arte no contexto urbano brasileiro, proposta por Tiche Vianna, do Barracão Teatro.

Os ingressos para a apresentação são no chapéu, o valor é definido a critério do expectador. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Uma Irremediável Escolha– Comédia que utiliza máscaras trazidas de Bali, com o grupo Desembargadores do Furgão
18 de julho às 20h e 19 de julho às 19h.
Faixa etária: Livre
Local: Barracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Barão Geraldo – Tel: 19 32894275.
Ingresso: No chapéu – valor definido a critério do espectador.