Campignólia_Divulgação_Crédito_Paula Poltronix (7) (640x427)

Depois da bem-sucedida temporada de estreia em junho, a comédia fantasmagórica “Campignólia” realizará uma nova ocupação artística no MIS Campinas, abrigado no Palácio dos Azulejos. Com limite de 50 espectadores por apresentação, a montagem será encenada quinta-feira (30/7), às 20h; sexta-feira (31/7), às 20h e à 0h (meia-noite); e sábado (1º/8), às 20h.

“Campignólia” conduz o espectador às salas do Palácio dos Azulejos atrás de figuras históricas e fragmentos de lendas de Campinas.

A cena será composta pelos artistas da Família Burg (Guga Burg Cacilhas, Ivens Burg Cacilhas e Joana Piza), da Dupla Companhia (Aline Olmos e Fernanda Jannuzzelli) e pelo músico Lucas Uriarte. Quem está à frente da direção é o aclamado Palhaço Tubinho, descendente de família tradicional de circo-teatro e referência no Brasil em tal estética teatral. Por sinal, o multiartista circense também assina a dramaturgia inédita de Campignólia. A montagem foi contemplada pela edição 2014 do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) na categoria Artes Cênicas.

Itinerante pelo Palácio dos Azulejos, percorrendo as principais salas, escadarias e o jardim, o público perseguirá os passos do ainda Comendador Despenteado, que traz no peito um sonho reprimido: receber o título de Barão. Para aumentar a perturbação, figuras ambiciosas e desajeitadas cruzarão o caminho deste fanfarrão, entre as quais os criados Bento e Benta, Bina, a filha aflita por conta de um casamento arranjado pelos pais; e Magnólia, a esposa controladora e megera. “Vem daí o Campignólia, um louco desejo do Despenteado em mudar o nome de Campinas para agradar e homenagear a mulher”, completa Tubinho.

Campignólia_Divulgação_Crédito_Paula Poltronix (9) (640x427)Contudo, como pontua o ator Ivens Burg Cacilhas, o intérprete de Despenteado, o figurão necessita cumprir alguns requisitos para receber o título de barão das mãos de Dom Pedro. Para tanto, promove de forma interesseira a benemerência, tanto por meio do Copo de Água quanto pela construção de escolas, e ainda busca casar a filha com um bom partido.

Apesar de não ser uma comédia da tradição do picadeiro ou escrita para o circo, Campignólia carrega alguns traços da vivência do Palhaço Tubinho sob a lona circense. Para começar, a plateia identificará com facilidade alguns tipos clássicos do circo-teatro, como a megera, a ingênua e, claro, o cômico.

Outro detalhe precioso: o tom sobrenatural de Campignólia está intimamente ligado à herança do circo-teatro. Não por acaso, várias comédias de lona retratam mistérios ocultos, fantasmas e seres fantásticos.

A entrada é gratuita em todos os dias de apresentação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Campignólia
Quando: Quinta-feira (30/7), às 20h; sexta-feira (31/7), às 20h e à 0h (meia-noite); e sábado (1º/8), às 20h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas – MIS (Palácio dos Azulejos: Rua Regente Feijó, 859, Centro, em Campinas)
Quanto: Entrada gratuita (As 50 senhas para o espetáculo serão distribuídas uma hora antes de cada sessão)
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: www.miscampinas.com.br e (19) 3733-8800