11234049_979929692069787_9091411424879361639_nA programação de cinema gratuita que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibirá no próximo sábado, 1º de agosto, às 16h, como parte do ciclo “Cinema & Literatura”, que tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, o filme “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos.

O Cinema Novo foi finalmente reconhecido como importante movimento cultural em 1963, com o lançamento do quinto filme de Nelson Pereira dos Santos, “Vidas Sêcas”. Adaptação extraordinária do livro homônimo de Graciliano Ramos, obra-prima da literatura brasileira, o filme mostra a história de uma família de retirantes que foge da seca no Nordeste. Vencedor do Prêmio OCIC no Festival de Cannes 1964. Com Átila Iório, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Genivaldo Lima e Gilvan Lima. (Brasil, 1963. Preto e Branco, 103 min).

“Vidas Sêcas”, publicado em 1938, é o grande livro do regionalismo nordestino, não só porque cumpre os dogmas do movimento, mas, sobretudo, porque os ultrapassa, transformando a reflexão sobre a realidade em uma meditação sobre a condição humana. A leitura comove, mas também inquieta. O estilo é seco, avaro, reproduzindo a paisagem árida e o cotidiano áspero do sertão.

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido o filme “Sangue de Pantera”, de Jacques Tourneur, como parte do ciclo “Aula de Cinema”, que tem curadoria de Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

11817130_980484432014313_3809509278813342577_nIrena Dubrovna (Simone Simon) é uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se casa com Oliver Reed (Ken Smith). Irene vive obcecada pela idéia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas. Seu temor mostra ter fundamento ao sentir ciúmes de Alice Moore (Jane Randolph), que está íntima de Oliver. Ela tenta convencer o marido que se transformará em uma pantera, sendo que ele a manda para Louis Judd (Tom Conway), um psiquiatra para avaliar o problema da sua mulher, sem imaginar realmente o que está acontecendo. (EUA, 1942. Preto e Branco, 73 min).

Nascido em Paris, filho do famoso diretor do cinema mudo Maurice Tourneur, Jacques Tourneur (1904-1977) tornou-se cidadão americano em 1919, trabalhando como ator e assistente de seu pai. Após alguns filmes franceses, voltou a Hollywood em 1934 e foi diretor de segunda unidade em A Tale of Two Cities (1935). Raramente ultrapassou os filmes B, mas alcançou fama considerável, principalmente devido aos três filmes feitos para a RKO com a produção de Val Lewton: “Sangue de Pantera” (1942), “A Morta Viva” e “O Homem Leopardo” (ambos de 43). O uso da sombra com maestria, o aumento lento e inexorável da tensão e o cuidado em evitar material obviamente chocante diferenciaram estes filmes da maioria das fitas de terror. Outros filmes importantes incluem “Idílio Perigoso” (1944), “Fuga do Passado” (1947) com Robert Mitchum, “O Expresso para Berlim” (1948), “O Gavião e a Flecha” (1950), “O Gaúcho” (1952) e “A Noite do Demônio” (1958).

Todas as exibições são seguidas de debate. A programação completa do circuito de cinema do MIS pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)