José Manuel Salazar-Xirinachs -
José Manuel Salazar-Xirinachs –

O diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a América Latina e Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs, afirmou que o Brasil é líder na erradicação do trabalho infantil no mundo e com aumento da escolaridade entre crianças e jovens.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre 2001 e 2013, a redução do número de casos de trabalho infantil no Brasil foi de 58,1%, enquanto a média mundial de redução foi de 36% no mesmo período. A questão foi discutida em reunião finalizada na última sexta-feira (3), em Brasília, com 25 delegações representando países da América Latina e Caribe.

Um ponto importante nessa redução, segundo diversos estudos, é o Programa Bolsa Família, que diminui a taxa de abandono escolar, além de estar associado a outros programas sociais e a uma situação de melhoria das oportunidades de trabalho para os pais. Assim, quebra-se o ciclo do trabalho infantil.

Os desafios quanto ao trabalho infantil no Brasil e na América Latina e no Caribe mostram algumas das vulnerabilidades a que estão sujeitas crianças e adolescentes da região, também com um recorte de classe, pois as crianças sujeitas ao trabalho infantil são, em geral, pertencentes às camadas mais pobres da sociedade. Em um contexto de discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil, é preciso refletir sobre as oportunidades que têm as crianças e adolescentes do nosso país e da nossa região. (Carta Campinas com informações da Fundação PA)