Por Renan Brandão

facebooktocade assisEm Campinas, o número de moradores de rua diminuiu entre 2014 e 2015 em 12,3%, segundo balanço da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura. Muita gente não sabe, mas parte dessa queda nas estatísticas se deve também ao trabalho da Fraternidade Toca de Assis de Campinas, uma entidade nascida na Igreja Católica que tem como fundamento a ajuda aos pobres e moradores de rua.

E não são poucos os moradores de rua. Segundo o estudo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 1,8 milhões de Brasileiros são moradores de rua, o que equivale a quase 1% da população nacional. Só na cidade de Campinas estima-se contagem de 563 no ano de 2015, sendo desconsiderados destas contas aqueles que estão em abrigos a mais de dois anos.

Fundada em 1994 em Campinas e inspirada nos passos de São Francisco de Assis, a fraternidade, nestes mais de 20 anos, tem ajudado milhares de necessitados, sejam estes moradores de rua. A fraternidade não tem ideia de quantos necessitados foram ajudados nestas duas décadas. Mas não é raro encontrar depoimentos de antigos moradores de rua que foram ressocializados e hoje possuem emprego, moram em casas e abandonaram as ruas graças a ajuda da Toca de Assis. De acordo com a entidade, suas ações são realizadas em prol de um bem maior que é o acolhimento destes moradores de rua aliviando suas necessidades por meio da restauração da dignidade através da espiritualidade e promoção social.

“Semanalmente nas terças-feiras procuramos necessitados pelas ruas, oferecendo alimentos, produtos de higiene, uma palavra amiga, e nas quartas-feiras nos reunimos no período da noite na praça da igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de Campinas onde prestamos a assistência, oferecemos comida, oramos junto a eles, conversamos e oferecemos ajuda para oque eles precisarem”, relata o integrante da Toca de Assis, irmão Trindade.

Trindade conta ainda que muitas vezes quando os moradores de rua procuram ajuda para tentar livrar-se das dependências químicas, eles dão assistência na busca por internação em clínicas e casas de repousos.
A fraternidade conta também com um abrigo localizado na cidade de Vinhedo, onde eles cuidam daqueles que necessitam urgentemente sair das ruas.

A fraternidade tem se mantido com doações, ajuda das pessoas que os apoiam com alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e até mesmo dinheiro para que possam continuar com seu trabalho. A entidade, que surgiu na cidade de Campinas 20 anos atrás, hoje possui unidades por todo o Brasil e inclusive fora do Brasil, em Quito no Equador.

A fraternidade se encontra de portas abertas para todos que quiserem conhecer e ajudar a causa, está localizada na R. Raimundo Alferes nº116, na Vila Industrial em Campinas, caso queira entrar em contato para conhecer pode-se ligar nos telefones (19) 3272-4924 e (19) 98111-9129. Para ajudar com doações monetárias a conta da Fraternidade é Bradesco, Agência 0311, Conta corrente 92225-0