2012-02-29-teatroG

A Boa Companhia irá realizar no mês de junho, uma temporada com 9 apresentações do espetáculo “Portela, patrão; Mário, Motorista”, em dois espaços da cidade de Campinas. O projeto, que foi contemplado pelo Edital do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2014, conta ainda com uma oficina para estudantes e profissionais das artes da cena.

A Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura de Campinas, receberá o espetáculo nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 de junho. Na quinta, sexta e sábado, a apresentação acontece às 20h e no domingo às 18h. Para encerrar a temporada teatral de junho no espaço, artistas e espectadores poderão desfrutar de uma celebração com música ao vivo, é a Festa Junina Celebrando o Outro Lado, que acontecerá no dia 14 de junho, domingo, com a presença dos músicos Edu Guimarães, João Casimiro e Priscila Matos, que prometem um animado forró.

As outras apresentações acontecerão no Cis Guanaraba, de 18 a 21 de junho, e também no dia 26 de junho.

Os espaços tem lotação máxima de 80 lugares e os ingressos serão no chapéu (contribuição espontânea) e poderão ser retirados com 1h de antecedência.

A oficina, que integra o projeto, trabalha a construção física do ser imaginário (futuro personagem) por meio da improvisação sobre os temas: dominação, opressão, conflito de interesses e relações de poder. Utilizando referências de animais, bem como da série de gravuras “Os Caprichos”, do pintor espanhol Goya, o curso exercita a criação corporal do intérprete para a construção da cena teatral no que tange às relações espaciais (espaço interno e espaço externo) e temporais (ritmo e pulsação). A oficina terá 20 vagas e será ministrada pelo ator Eduardo Osorio, na Estação Cultura, nos dias 13 e 14 de junho, com 12h de duração. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas neste site.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa iniciada pela Cia. em 1998 com a montagem do texto Sr. Puntila e seu criado Matti, de Bertolt Brecht. No elenco, Daves Otani e Eduardo Osorio, inspirados em Brecht, Chaplin, entre outras referências, fazem uma reflexão bem humorada sobre a relação patrão e empregado. Uma criação própria sobre dois homens que se encontram, os personagens título, um patrão – que sóbrio é um crápula e embriagado é um camarada – e seu motorista, um aproveitador das situações que luta para manter seu emprego. Entre bonecos em tamanho humano, que trazem um tom grotesco do bufão, os atores se alternam nas personagens e brincam com a possibilidade de todos serem patrões e todos serem empregados. Influenciada pelas gravuras “Os Caprichos”, de Goya, a peça tem um visual soturno e um humor sarcástico, que procura traduzir a crueldade do mundo contemporâneo e suas relações com o poder do capital. A improvisação é o recurso principal desse trabalho, colocando o ator no centro da criação cênica.

A proposta da Boa Companhia com a realização deste projeto é alcançar também como público comerciantes e trabalhadores da região central da cidade, no intuito de valorizar o centro como local de encontro de pessoas e criar a sensação de pertencimento à cidade. O grupo tem feito parcerias com sindicatos e entidades representativas e também fará panfletagem no comércio central e intervenção com os atores na Rua 13 de maio, buscando convidar os trabalhadores para a temporada de espetáculos. Além disso, a proposta de temporada tem como objetivo proporcionar ao público de Campinas uma programação mais longa, afim de fidelizar novas plateias e criar o hábito de frequentar os espaços destinados à programação artística. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA
Criação, direção e atuação: Daves Otani e Eduardo Osorio
Co-direção: Verônica Fabrini
Provocação cênica: Alexandre Caetano, Andreas Simma e Moacir Ferraz
Trilha Sonora: Silas Oliveira
Iluminação: Verônica Fabrini e Bruno Garcia
Operação e montagem de som e luz: Bruno Garcia, Erico Damineli e Maria Emília Cunha
Figurino e Cenário: Daves Otani e Eduardo Osorio
Confecção de Bonecos (cabeças e mãos): Helô Cardoso e Caio Sanfelice
Confecção de Bonecos (corpo): Francisco Ivan Russo
Fotografia: Ligia GBrosh
Arte gráfica: Luana Santos – Crioula Design
Produção: Cassiane Tomilhero e Isabela Razera
Realização: Boa Companhia

Portela, patrão; Mário, motorista
11 a 14 de junho: Sala dos Toninhos – Estação Cultura – R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial
18, 19, 20, 21 e 26 de junho: Cis Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo
Horários: Quinta à sábado 20h e domingo, 19h. Dia 26/06 – 19h30
Duração: 70 minutos
Indicação etária: 14 anos
Ingressos no Chapéu – retirada na bilheteria 1h antes do início do espetáculo

Oficina
13 e 14 de junho – Estação Cultura
Horários: 10h às 13h e das 14h às 17h – Carga horária: 12h
Idade mínima: 16 anos
Público alvo: atores, músicos, dançarinos e estudantes das artes da cena
Vagas: 20
Ministrante: Eduardo Osorio
Inscrições: à partir do dia 02 de junho no site www.boacompanhia.art.br

Festa Junina Celebrando o Outro Lado
Forró e baião com Edu Guimarães, João Casimiro e Priscila Matos
14 de junho às 19h30