10421352_616806211755940_3779550329576756707_nNo próximo sábado, 4 de julho, a partir das 19h, acontece no Espaço Ideia Coletiva, no centro de Campinas, o lançamento do segundo livro da Coleção Galo Branco, que está sendo publicada pela Editora Medita, “O Espelho d’Água”, de Sarah Valle, com ilustrações de Natália Gregorini.

Primeiro romance da coleção, “O Espelho d’Água” foi escrito ao longo de sete anos e anuncia, logo no início, em uma prosa que se desfia de forma poética: “Não é uma história fácil a que tenho de contar”, como quase nunca elas são; e dedica-se, em um gesto que resume algo de seu espírito, “aos andarilhos des[vendadores]”. O leitor passa então a conviver com um cenário da inundação do arquipélago denominado por seus habitantes como Ilhas d’Água.

O tema do fim do mundo se desdobra no romance em uma linguagem delicada, detalhada e, ao mesmo tempo, pungente. Aos poucos, somos inseridos em um quase outro mundo e vamos nos impregnando pela curiosa arquitetura dessa ilhas desaparecidas, tornando-nos também um pouco andarilhos diante desse romance que se faz nas e pelas andanças, um romance andarilho que acontece na travessia.

Em uma sutil costura entre prosa e imagem, as ilustrações do livro apresentam aos olhos do leitor esse mundo distante, de águas, ilhas, e desconhecidos personagens que, aos poucos, vão se tornando estranhamente próximos. Feitas em nanquim, as ilustrações trazem elementos centrais da história, como o canivete de Kaph, ou simplesmente Ka, o interior de Juton, “o improvisado barco a motor de Ka”, os velhos sapatos, gastos pelo caminho, o manto, parte decisiva na arquitetura das Ilhas d’Água, e, também, as altas montanhas com picos de neve, paisagens vastas e desconhecidas nas quais o andarilho se lança.

Além da presença da autora e ilustradora, o lançamento terá uma programação variada de atrações artísticas. A partir das 19h, acontece uma apresentação com o músico Leon Spiandorelli, acompanhado de sua harpa “Vitória”. Leon iniciou seus estudos de harpa em março de 2012, no Conservatório de Tatuí. Como já possuía conhecimentos musicais provindos do estudo de piano erudito, o desenvolvimento no estudo e prática musical da harpa foi acelerado.

O músico utiliza em suas apresentações uma harpa céltica, carinhosamente nomeada de Vitória por sua dona anterior, nomeação que ele decidiu manter.

11058293_617445548358673_6789870594463657173_nA partir das 20h, o público poderá assistir a outra apresentação musical com o poeta e músico Augusto Meneghin que, acompanhado de violão e belas letras, traz uma melodia delicada e poeticamente construída. Augusto será o próximo autor a ter um livro publicado pela Coleção Galo Branco.

Uma leitura coletiva do livro de Sarah Valle também acontecerá a partir das 21h.

No dia do lançamento, “O Espelho d’Água” será vendido pelo preço de R$ 10,00, assim como o primeiro livro da coleção Galo Branco, “Espanto”, de Pedro Spigolon. Quem comprar o livro pelo site da Editora Medita no período que vai até a data do lançamento, receberá o exemplar com a assinatura da autora e da ilustradora.

Além disso, quem quiser adquirir o outro livro da coleção já publicado, “Espanto”, poderá comprar os dois livros, tanto pelo site, como no lançamento de “O Espelho d’Água”, pelo valor de R$ 15,00.

O lançamento tem entrada gratuita e é aberto a todos. O Espaço Ideia Coletiva fica na Rua Sacramento, 610, Centro – Campinas. Mais informações na página da Coleção nas redes sociais e também no evento criado para o lançamento.

A Coleção Galo Branco foi contemplada com o edital do ProAc de apoio a projetos de publicação de livros – coleção de obras inéditas, e publicará, ao longo do ano de 2015, sete títulos inéditos, totalizando 10.500 livros impressos. Os autores que terão suas obras publicadas pela Coleção são: Pedro Spigolon, Sarah Valle, Augusto Meneghin, Ana Júlia Ana Julia Carvalheiro, Jefferson Dias, Anderson Kaltner e Danilo Carandina.

“Querendo ir além das bordas, caíram nas águas do Espelho, turvando-o. Então Io fez emergir as ilhas, para que não se afogassem. Com o tecido de seu coração os cobriu para que dormissem. E o tempo passou a lhes por colares nos pescoços.”

Sarah Valle, em “O Espelho d’Água”