PMCAs obras de duplicação e prolongamento da Avenida Mackenzie que permite um novo acesso ao distrito de Sousas, em Campinas, foi liberado para circulação nesta segunda-feira, 8.

De acordo com a Prefeitura, a obra, que custou R$ 65 milhões, cerca de R$ 10 milhões por quilômetro construído, é contrapartida do Consórcio Entreverdes, composto pelas empresas do Grupo Garnero, Organizações Sol Panamby, Rossi Residencial e THCM, e foi realizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC).

A via, que recebeu o nome de Isaura Roque Quércia, conta com 6,7 mil metros de pista (incluindo as rotatórias), com nove metros de largura cada, e vai diminuir o trânsito na Rodovia Heitor Penteado, por onde trafegam 50 mil veículos por dia, e Avenida Mário Garnero. Ao longo do percurso há sete quilômetros de ciclovias.

Como compensação ambiental, o trecho da expansão ganhou um projeto de reflorestamento, com o plantio de 9,5 mil mudas de árvores nativas. Além disso, mais de 2 mil espécies foram plantadas como paisagismo da própria avenida. Foram implantadas cinco travessias de fauna (túneis que permitem que os animais locais transitem sem passar sobre a rodovia). (Com informações de divulgação)