A_Casa_de_Farinha_do_Gonzagao_(créd. acervo Casa de Farinha)Uma programação especial em comemoração às memórias dos festejos juninos, a ‘Folias de Junho’, acontece nos próximos dias 20 e 21, sábado e domingo, no Sesc Campinas, abrangendo todas as faixas etárias e fazendo um passeio pelas comidas típicas dessa época do ano, com atividades de música, teatro, danças e oficinas.

A comedoria do Sesc preparou um cardápio recheado de comidas típicas. Na cafeteria da unidade, o público pode se deliciar a partir do dia 16, com quentão, canjica, amendoim torrado e pipoca. No dia 20 e 21, sábado e domingo, o cardápio do restaurante será reforçado com cuscuz, guisado de carne com legumes e, para finalizar, curau como sobremesa.

Na oficina culinária ‘O caminho do milho’, no domingo, dia 21, às 19h, receitas culinárias serão desenvolvidas por Janir Fraga. O historiador Cadu Castro falará sobre a importância do milho na cultura caipira.

Na programação musical, a Cia. Cabelo de Maria em ‘São João do Carneirinho’ faz uma celebração ao período junino, mês de agradecimento pelas colheitas realizadas. No show que acontece no dia 20, sábado, às 11h, o público é convidado a participar da cantoria e brincadeiras. Às 15h, a dupla ‘Peneira e Sonhador’ apresenta um repertório baseado na arte do improviso e seguindo o ritmo da embolada, caracterizada por melodias declamadas rapidamente em intervalos curtos e com notas repetidas. A dupla nordestina tem quatro CDs gravados e formou-se após um bate-papo na Praça da Sé, em São Paulo.

No dia 21, domingo, às 10h, o músico ‘Zeca Collares’ mostra seu novo trabalho com composições inéditas assinadas por ele, em parceria com o compositor Valter Silva. Com mais de quinze anos de carreira, as composições são uma fusão entre a música de raiz brasileira, jazz e elementos contemporâneos. Às 15h, ‘Moacir Siqueira’, recebe violeiros para um encontro cujo objetivo é valorizar ainda mais o caipira. O cantor representa um nome de destaque quando o assunto é cururu. Encerrando a cantoria, às 16h, ‘Zé Mulato e Cassiano’ canta os sucessos da carreira que teve início em 78. Os irmãos mineiros são conhecidos no cenário nacional pela autenticidade e ironia em suas composições que misturam o cenário rural e a luta para a preservação da autêntica cultura caipira.

No teatro, a peça ‘A Casa de Farinha do Gonzagão’, da Cia. Teatro da Investigação será apresentada no dia 20, sábado, às 18h. Inspirado na música de Luiz Gonzaga, o espetáculo começa com o baile e o público é recebido com bebidas e comidas típicas. Na sequência, os personagens são transportados para uma casa de farinha e para finalizar, o bom e velho forró rola solto. Para as crianças, a peça ‘Jorginho e o Dragão Camaleão’ conta a história de dois meninos que enfrentam um dragão invencível, cujo coração está escondido no fim do mundo. A apresentação acontece no domingo às 11h30.

Na dança, o destaque é para o fandango, cujo gênero musical é caracterizado pelos movimentos agitados com os integrantes sapateando sem parar. No dia 20, sábado, às 16h, a apresentação é do grupo ‘Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara de Capela do Alto’ da região de Sorocaba. Quatro gerações da família Lara integram o grupo. No dia 21, domingo, às 16h, a exibição é do grupo ‘Fandango de Tamancos de Itaoca’, tradicional de Itaoca. Os participantes marcam o ritmo com calçados de sola de madeira e o ‘trança fitas’, brincadeira na qual os casais evoluem em torno de um mastro formando figuras com tranças das fitas.

Finalizando a programação, o público, mais especificamente as crianças, podem participar de duas oficinas, com a confecção de um chapéu de palha e uma bolsa caipira no ‘Ateliê Lúdico’.

Mais detalhes e a programação completa na página do Sesc na internet. (Carta Campinas com informações de divulgação)