filmecafencac-2875959Campinas recebe a Mostra de Cinema Independente Cena Cine nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. A Cena Cine é uma mostra de cinema independente itinerante que exibe curtas, médias e longa metragens com o objetivo de dar visibilidade aos produtores locais. Através de exposições de artes e debates com diretores e produtores cinematográficos, a Cena Cine valoriza o cinema independente.

Durante os três dias de mostra, haverá a exposição fotográfica de Patrícia Cholakov, com o projeto “Um olhar de Marte”.

No dia 10 (sexta-feira), a partir das 19h, na abertura da mostra, será exibido o longa convidado “A Despedida”, de Marcelo Galvão. Em 11 de julho (sábado), a partir das 19h, serão exibidos os curtas “A Nossa Banda”, da produtora Mó Documental; “Flerte”, do diretor Samuel Mariani; “A última Guerra em Canudos: a barganha”, do diretor Rafael Ghiraldelli; “Chá”, do diretor Nando Dalberto e “O Convite”, da produtora Mimesis.

O longa-metragem “Café, um dedo de Prosa”, do diretor Maurício Squarisi, encerra a Cena Cine, no dia 12 de julho (domingo), às 18h. Após a sessão, haverá um bate-papo com as representantes da equipe do filme: Beth Russo, responsável pela pintura e animação, Eliana Ribeiro, que dirigiu a edição e finalização e Janice Castro, produtora executiva. A sessão tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

O longa-metragem brasileiro em formato de animação  será exibido também na 6ª edição do Fórum de Cinema de Curta-metragem de Moçambique. A equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP desembarca na capital, Maputo, no começo de julho, para participar do Festival que tem a proposta de aproximar o cinema das populações, tornando acessíveis trabalhos cinematográficos que não estão disponíveis nas salas comerciais e nem no mercado de DVD nacional.

O filme de Maurício Squarisise se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos apaixonados por café, que vão até uma cafeteria e iniciam uma conversa cheia de informações sobre a bebida, cuja história passa pela África, Portugal e Brasil. “O filme já foi exibido num festival de animação em Lisboa, e a recepção foi muito boa. Foi muito interessante ver como nossa história era conhecida pelos portugueses, e vamos ver agora a recepção entre os africanos”, comenta o diretor, que visita pela primeira vez o país.

Além da exibição de seu longa-metragem, Maurício vai a Moçambique, junto a Wilson Lazaretti e Filipe Miranda, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para a 3ª Oficina de Cinema e Animação, na Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV). Os brasileiros irão comandar oficinas de desenho animado, sombra chinesa e brinquedos ópticos.

Todas as atividades da Mostra Cena Cine são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

att79acc

Mostra de Cinema Independente Cena Cine Campinas

Data: 10/07/2014 (Sexta-feira)
Horário: 19 horas
“A Despedida” de Marcelo Galvão

Data: 11/07/2014 (Sábado)
Horário: 19 horas
“A Nossa Banda” – Produtora Mó Documental
“Flerte” – Diretor Samuel Mariani
“A última Guerra em Canudos: a barganha” – Diretor Rafael Ghiraldelli
“Chá” – Diretor Nando Dalberto
“O Convite” – Produtora Mimesis

Data: 12/07/2014 (Domingo)
Horário: 18 horas
“Café, um dedo de Prosa” – Diretor Maurício Squarisi
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas /SP

ENTRADA GRATUITA