Circo-do-Só-êu-Jupiara-zabobrim-Foto-Neander-Heringer-427x640De 6 a 16 de maio, uma série de palestras e releituras dramáticas acontecerão na Estação Cultura, no centro de Campinas, e na sede do Barracão Teatro, no distrito de Barão Geraldo, como parte das atividades do novo projeto do grupo, Barracão Circo Teatro, contemplado pelo edital do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O grupo começou a pesquisar o Circo Teatro em 2009, a partir do convite feito ao ator e diretor Esio Magalhães para a direção de um espetáculo produzido pelo Circo Teatro Tubinho, que circula pelo interior de São Paulo. A partir desta aproximação, os integrantes do Barracão Teatro encontraram no gênero Circo Teatro um elo entre o palhaço e as máscaras da commedia dell’arte, principais focos do trabalho artístico do Barracão.

As palestras e releituras dramáticas são parte da contrapartida social do projeto que resultará em um novo espetáculo para repertório do grupo, desta vez no gênero Circo Teatro, com estreia prevista para meados de agosto.

“Tanto as releituras dramáticas como as palestras são formas de compartilharmos com o público interessado este estudo que estamos fazendo. Chamamos de releituras porque escolhemos algumas das peças do repertório do Circo Teatro Tubinho para exercício de cena, adaptando os textos para as máscaras da commedia dell’arte com as quais trabalhamos aqui no Barracão Teatro. As pessoas poderão ver parte de nossa pesquisa prática”, explica Esio Magalhães.

A primeira palestra será realizada pelo ator e diretor Fernando Neves, que falará sobre Dramaturgia no Circo Teatro, no dia 06/05 (quarta-feira) às 20h na Sala dos Toninhos, que fica na Estação Cultura.

Nos dias 08 e 09/05 (sexta e sábado) às 20h, atores do Barracão Teatro farão releituras dramáticas dos espetáculos, “Quero Mamar” e “No Espeto”, que são textos do repertório do Circo Teatro Tubinho, também na Sala dos Toninhos.

No dia 13/05 (quarta-feira) às 20h, no Barracão Teatro, o público poderá acompanhar a palestra “A Tradição e a Atualidade nas comédias de Circo Teatro: uma visão entre a farsa e a comédia”, com a pesquisadora em artes circenses Verônica Tamaoki.

Nos dias 15 e 16 de maio, às 20h, no Barracão Teatro, ocorrem as releituras dramáticas dos espetáculos “Detetive por acaso” e “O Falso Barão”, também do repertório do Circo Teatro Tubinho.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo os detalhes da programação completa do projeto:

Palestra “Dramaturgia no Circo Teatro”, com Fernando Neves

06/05 (quarta-feira) às 20h na Sala Toninhos, Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito pela rua Francisco Teodoro, 1050.). Entrada gratuita.

Releitura dramática “Quero Mamar”

08/05 às 20h (sexta) às 20h na Sala Toninhos, Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito pela rua Francisco Teodoro, 1050.) Entrada gratuita.

Releitura dramática “No Espeto”, baseado no original “Amor e Comédia”

09/05 (sábado) às 20h, na Sala Toninhos, Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito pela rua Francisco Teodoro, 1050.) Entrada gratuita.

Palestra “A Tradição e a Atualidade nas comédias de Circo Teatro: uma visão entre a farsa e a comédia”, com Verônica Tamaoki

13/05 (quarta) às 20h no Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas-São Paulo – Cep: 13084-360 / Telefone: (19) 3289-4275). Entrada gratuita.

Releitura dramática “Detetive por acaso” baseado no original “Amor e Ódio”

15/05 às 20h, no Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas-São Paulo – Cep: 13084-360 / Telefone: (19) 3289-4275). Entrada gratuita.

Releitura dramática “O Falso Barão”

16/05 às 20h, no Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas-São Paulo – Cep: 13084-360 / Telefone: (19) 3289-4275). Entrada gratuita.