Nebl1-685x1024Na próxima quinta-feira, 7 de maio, será exibido no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, o filme “Neblina”, de Daniel Pátaro e Fernanda Machado, obra selecionada no VI Paulínia Film Festival. As sessões, que acontecerão às 16h e às 19h, contarão com a presença dos realizadores para uma conversa com o público.

A partir de uma estação de trem abandonada, em uma vila esquecida na serra, o filme explora a realidade fantástica.

A 70 km da cidade de São Paulo existe uma vila oculta entre as árvores da serra do mar. Atrás da severa neblina se esconde uma história de concentração de poder no mundo. Neblina é um documentário que envolve mistério e suspense através de uma estética construída para conduzir o espectador ao desconhecido através de novos processos mentais.
Em maio de 2013, os realizadores visitaram as ruínas de Paranapiacaba, localidade brasileira que em meados de 1850 recebeu um pesado investimento bancário inglês, para a construção de uma ferrovia que subia do Porto de Santos até o Alto da Serra. A visão fantástica do cemitério de trens e trilhos os acompanhou por meses, até que começou a onda de protestos pela melhoria da infraestrutura de transportes no país.
Não era possível eliminar a sobreposição de visões dos trens abandonados com os ônibus queimados, dos trilhos vazios com as estradas congestionadas e todas aquelas que apontavam para uma civilização que não está em progresso. Os diretores perseguiram o entendimento através da investigação. Havia a necessidade de entender os caminhos que levavam à concentração do poder através dos monopólios. Eles começaram, após esses fatos, a rever filmes que remontam ao início do cinema. Resgataram nessas obras as intenções de um poder obscuro em confronto com as forças naturais, identificando, assim, o elo perdido de uma história de escravidão e concentração de poder.
As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.(Carta Campinas com informações de divulgação)