2805_capa_Release_Cinema_e_Video_MulheresA programação de cinema do Sesc Campinas no mês de junho terá como protagonista as mulheres. Serão exibidas gratuitamente nove produções nacionais e internacionais, entre eles ‘Helena’ e ‘Frances Ha’, sempre às terças e quartas-feiras, a partir das 19h30.

A programação traz as histórias de nove mulheres retratadas em diferentes épocas, culturas e dramas. Dando início à mostra, no dia 2, terça, às 19h30, o americano produzido em preto e branco ‘Frances Ha’ mostra a vida de Frances, uma aprendiz de uma companhia de dança.  Insatisfeita com o trabalho e almejando mais para sua vida, o filme retrata com certo humor, a geração de jovens confusos do século XXI.

Na quarta-feira, dia 3, às 19h30, a brasileira ‘Elena’ quer realizar o mesmo sonho da mãe: se tornar atriz de cinema.  Para isso, deixa para trás o passado obscuro e também sua irmã Petra, de sete anos. Duas décadas depois, Petra também se torna atriz e vai para Nova Iorque em busca de Elena. Rodeado de certo suspense, a irmã segue as pistas até chegar ao ápice emocional quando descobre a verdade.

No dia 9, terça, às 19h30, o polonês ‘Ida’ conta sobre Anna, uma jovem pronta para se tornar freira, que, por insistência de sua superiora vai visitar Wanda, única família que lhe resta. Nesse encontro, a tia revela segredos de seu passado, inclusive seu verdadeiro nome: Ida. A partir daí as duas embarcam numa viagem para descobrir em qual parte da sociedade se encaixam.

No dia 16, terça, às 19h30, as crianças podem curtir o filme de animação japonês ‘Nausicaä do Vale do Vento’. Após uma guerra que destruiu a civilização humana, surgiu uma floresta que exala gases venenosos. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tenta compreender melhor essa floresta ao mesmo tempo em que precisa salvar seu povo de outros perigos.

Já no dia 17, quarta, às 19h30, o cinema francês será representado por ‘Persépolis’ tendo como enfoque a luta de Marjane, uma iraniana de oito anos que quer se tornar profetisa para salvar o mundo. No meio do caminho, seu país passa por uma transição de governo que dita regras de como as pessoas devem se vestir e agir. Isso só a deixa com mais vontade de se tornar uma revolucionária.

Na última semana da mostra, no dia 23, o brasileiro ‘As Hiper Mulheres’ revela o drama de um velho índio que com medo de sua esposa falecer em breve, pede para que as mulheres da comunidade entoem um ritual de canto. O problema é que a única cantora, que sabe todos os cantos da cerimônia está muito doente.

Na quarta, dia 24, o sueco ‘Nós Somos as Melhores!’ retrata duas amigas de 12 anos que são loucas por punk. Elas se sentem desoladas porque os amigos dizem que o estilo musical não existe mais. Por provocação, elas resolvem montar uma banda para provar que estão certas em suas ideologias. O filme mostra de perto a difícil transição entre a infância e a adolescência.

No sábado, dia 28, às 11h30, ‘Valente’ é um filme infantil que conta as aventuras da princesa Merida. Ela não tem a menor intenção de casar e só quer trilhar seu próprio caminho. Porém algumas ações da princesa causam mudanças que vão desafiar sua coragem.

No dia 30, terça, às 19h30, o alemão ‘Acima das Nuvens’ revela a insegurança de Maria, uma famosa atriz que é convidada a interpretar uma nova versão da peça que a tornou famosa. Dessa vez, ela fará o papel de outra personagem, mais madura. Confusa por dividir o palco com uma novata, ela viaja até os Alpes com sua assistente que confronta suas escolhas na vida. Uma reflexão sobre o tempo e a forma como o enxergamos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira a programação completa abaixo:

Filme Frances Ha
(EUA, 2012, 86 minutos. Direção: Noah Baumbach).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 2, terça, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Elena
(Brasil, 2012, 80 minutos. Direção: Petra Costa).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 3, quarta, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Ida
(Polônia, 2013, 82 minutos. Direção: Pawel Pawlikowski).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 9, terça, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Nausicaä do Vale do Vento
(Kaze no Tani no Nausicaä. Japão, 1984, 114 minutos. Direção: Hayao Miyazaki).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 16, terça, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Persépolis
(França/EUA, 2007, 96 minutos. Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud).
Classificação etária: 12 anos.
Data: Dia 17, quarta, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme As Hiper Mulheres
(Brasil, 2012, 80 minutos. Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro).
Classificação etária: 12 anos.
Data: Dia 23, terça, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Nós Somos as Melhores!
(Vi är bäst! Suécia, 2013, 102 minutos. Direção: Lukas Moodyson).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 24, quarta, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Valente
(Brave. EUA, 2012, 93 minutos. Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman). Classificação etária: Livre.
Data: Dia 28, domingo, às 11h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita

Filme Acima das Nuvens
(Clouds of Sils Maria. Alemanha/França/Suíça, 2014, 124 minutos. Direção: Olivier Assayas).
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 30, terça, às 19h30.
Local: Teatro Sesc Campinas.
Entrada gratuita