exposição-724x1024Na próxima sexta-feira, 22 de maio, será aberta das 19h30 às 22h, a exposição “2 mais 2 é igual a 5”, que reúne obras de três diferentes artistas: Bruno Canova, Paulo Branco e Renato Stegun e Robinson José; e poderá ser vista de 23/05 a 07/06, das 8h30 às 22h, na Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp.

Esse título não trata de uma nova descoberta, mas de uma provocação, a partir do óbvio, a fim de instigar aquele que o leia a ver possibilidades de diálogos em diferenças. É assim, com esse espírito, que 4 artistas, de gerações distintas, se juntaram para essa exposição, são eles: Paulo Branco, que, sendo pluris, transfere para telas as abstrações e as concentrações de tipos urbanos, guia diversos artistas a “colorir”, a ver e a usar os matizes de seus próprios universos lúdicos. Impressiona como a falsa simplicidade de seus quadros expõe a complexidade de nossas sensações; Robinson José, um alquimista, junta engenharia mnêmica às cores, suas fantasias aos objetos do mundo, faz trocas iguais entre imaginação e matéria, une beleza e miséria humana em uma mesma obra, mostra como as peças, detalhes, desgarradas do universo se completam pela arte; já Renato Stegun manipula o óleo das cores até linhas virtuais, seu exercício poético é sugestivo, parece conduzir o passado e o presente da arte, tempos do homem. O observador de seus quadros, normalmente, se encanta com a suntuosidade de suas telas, mas deve somar minúcias, deve somar-se aos traços delas; por fim, Bruno Canova, estudante de artes visuais da PUCC, o mais novo desses, dos quais retira a força motriz de suas pinturas. Sagaz, ele perscruta sujeitos para a composição de suas telas, traz cores quentes na ponta dos pincéis. Para ele, o trabalho artístico deve mostrar que arte educa ao mesmo tempo que emociona.

Esses quatro artistas, de abordagens e associações diferentes, mas humanísticas, percorrem os meandros do imaginário, exploram seus recursos artísticos para dizerem suas opiniões e inquietações, para enunciarem que diálogos também começam a partir do óbvio, justamente onde há maior espanto e surpresa.

A exposição “2 mais 2 é igual a 5″ traz, neste sentido, o discurso de que diferenças expressas podem tentar ser explicadas, que erros podem ser debatidos e que valores numéricos nem sempre comprovam nossas vontades de existir.

Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição ‘2 mais 2 é igual a 5’
Data: 22/05 a 08/06 – Abertura dia 22/05 às 19h30
Horário: 08h30 às 22h00, sendo no dia 08/06 até às 13h.
Local: Galeria
Casa do Lago – Unicamp Rua Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Univerasitária