PMCCampinas inaugurou nesta nesta sexta-feira, 29 de maio, a Terceira Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar. O equipamento está instalado no Parque Portugal, com acesso pelo portão 5 da Lagoa do Taquaral.

O principal objetivo da nova unidade de monitoramento é avaliar os níveis de ozônio. Na atmosfera, o gás protege a terra contra os raios ultravioleta, um tipo de energia eletromagnética emitida pelo sol, mas no solo pode ser tóxico e fazer mal à saúde.

Os equipamentos que são automáticos e não necessitam da interferência humana. O monitoramento vai acompanhar a quantidade e os tipos de gases poluentes que são emitidos pelos escapamentos dos carros e pela indústria, além de diversos tipos de partículas inaláveis (poeira).

O presidente da Cetesb, Otavio Okano, explicou que a estação do Taquaral, em conjunto com as unidades instaladas no Centro e Vila União, vão permitir uma avaliação da qualidade do ar e os dados coletados possibilitarão comparar a concentração efetivamente medida dos poluentes com os valores recomendados para a proteção da saúde e bem-estar.

O presidente da Cetesb falou também sobre a importância do monitoramento do ar na cidade, por se tratar de uma região com grande parque industrial e frota de veículos. “Campinas tem um parque industrial pujante, com mais de um milhão de veículos na região, por isso é importante distinguir o que é poluição industrial e o que é veicular. Essas medições vão servir para a gente desmitificar ou confirmar a origem da poluição, e principalmente se grande parte dela vem do parque industrial de Paulínia, declarou.

O monitoramento da qualidade do ar realizado pelas estações da Cetesb é feito em tempo real. As médias alcançadas são analisadas por técnicos e lançadas de hora em hora no site da Cetesb. Os dados podem ser acompanhadas pela população no endereço eletrônico  (Com informação de divulgação)