img_pg16iA programação do próximo trimestre do Programa Oficinas Culturais para a região de Campinas já foi definida. A partir de abril, serão oferecidas 12 atividades artísticas, sendo 8 na cidade de Campinas, em novos espaços.

O Programa contará com oficinas e workshops, entre outras atividades, agora promovidas em novos locais, cedidos pela Prefeitura e por instituições, em parceria com a Poiesis. São eles: Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos, Casa de Cultura Andorinhas, Museu da Imagem e do Som, CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, Casa de Cultura Andorinhas, Museu da Cidade – MUCI, Espaço Cultural Maria Monteiro (Antigo Teatro Padre Anchieta) e Estação Cultura.

Na região, os municípios de Americana, Holambra, Pinhalzinho e Santa Bárbara D’Oeste também recebem atividades das Oficinas. Como já acontecia, neste trimestre elas continuam sendo realizadas em espaços de parceiros. Os cursos ocorrerão no Museu de Arte Contemporânea de Americana, na Biblioteca Municipal de Holambra, no Salão da Secretaria de Educação de Pinhalzinho e Centro Cultural e Biblioteca Professor Léo Sallum, em Santa Bárbara D’Oeste.

Em Campinas, o Espaço Cultural Maria Monteiro recebe a partir de 28/4 a oficina “Escrita colaborativa de contos”. Na Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos acontece a partir de 19/5 a oficina “Escrita na Arte Contemporânea”. A Casa de Cultura Andorinhas receberá a oficina “Videos de Bolso: Doc + Blog” a partir de 30/5, enquanto a oficina “O Figurino e a Moda: Histórias Cruzadas” ocorre na Estação Cultura de 10 a 26/6. Em Americana, o MAC recebe a oficina “Efígies: Fotografando Pessoas” de 4/5 a 8/6 e, em Pinhalzinho, o Salão da Secretaria de Educação receberá a oficina “O ator, a máscara e a cena”, de 7 a 28 de abril, com a atriz e pesquisadora Melissa Lopes. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja a programação completa das oficinas e cursos abaixo:

CAMPINAS

LITERATURA

OFICINA: ESCRITA COLABORATIVA DE CONTOS
Coordenação: Paula Furtado
28/4 a 12/5 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h
Público: interessados em geral
Inscrição: 6 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro (Antigo Teatro Padre Anchieta): Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº – Distrito de Nova Aparecida – Campinas (SP)
Telefone: (19) 378-0382

A atividade propõe a produção literária de contos, por meio de um jogo com escrita colaborativa – os participantes irão escrever conjuntamente os contos, guiados por fichas temáticas. A ideia é incentivar, de maneira divertida, a leitura e a produção literária, e trazer a reflexão sobre a importância desse hábito e a discussão sobre as questões de autoria e colaboração.

Paula Furtado é professora de literatura e língua portuguesa, com formação em Letras pela Unicamp. Atualmente, é mestranda em Linguística Aplicada pela mesma universidade e atua como designer instrucional. Já participou de projetos na área de produção de material didático digital e gamificação de conteúdos educacionais.

AUDIOVISUAL

OFICINA: CINEMA DE ANIMAÇÃO
Coordenação: Lucas Vega
6 a 22/5 – quartas e sextas-feiras – 19h às 22h
Público: estudantes e interessados na cultura cinematográfica em geral
Inscrição: 20/4 a 5/5
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural Hilda Hilst.
15 vagas
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Palácio dos Azulejos: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3733-8800

A oficina propõe, por meio da captação de imagens fotográficas estáticas, a realização de um curta-metragem pelo sequenciamento dessas fotos, como forma de aprender na prática o funcionamento e os princípios técnicos do cinema de animação.

Lucas Vega é cineasta formado em Sociologia pela Unicamp, professor de audiovisual, curador do Festival de Cinema Super 8 de Campinas e projecionista do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba.

FOTOGRAFIA

OFICINA: A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM
Coordenação: Martinho Caires
9/5 a 20/6 – sábados – 14h às 17h
Público: interessados na área, do iniciante ao amador avançado, que possuam máquina fotográfica analógica ou digital com controle manual
Inscrição: 22/4 a 8/5
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Museu da Cidade – MUCI: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3231-3387

A atividade irá abordar a fotografia do ponto de vista da linguagem. Entender os elementos que compõem sua narrativa e como a disposição desses elementos constrói e modifica o significado daquela imagem para o observador. Os encontros trarão conceitos teóricos e exercícios práticos.

Martinho Caires é fotógrafo, fotojornalista, produtor cultural e profissional de marketing. Professor de fotografia no MIS de Campinas e nas Faculdades Metrocamp. Trabalhou na revista Veja e no Jornal Correio Popular de Campinas. Como fotógrafo autoral, participou de mais de 60 exposições em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Foi contemplado pelo FICC em 2013 e 2014.

GESTÃO CULTURAL

Workshop de Marketing Cultural
Coordenação: Andreia Pacheco
9 a 23/5 – sábados – 14h às 18h
Público: produtores, gestores, profissionais e estudantes da área de cultura e artes, e demais interessados, a partir de 18 anos
Inscrição: 22/4 a 7/5
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campínas (MACC): Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – Campinas (SP)
Telefones: (19) 2116-0346 | 3236-4716

Com atividades teóricas e práticas, os participantes poderão exercitar a aplicação das principais ferramentas do marketing cultural, para elaborar estratégias de vendas em seus projetos. O conteúdo será apresentado de maneira dinâmica e participativa.

Andreia Pacheco é especialista em gestão de projetos culturais e sociais pelo Celacc e Poli/USP. Com formação generalista em outras áreas da humanas, atua como empresária e professora em gestão e elaboração de projetos, marketing cultural e captação de recursos.

ARTES VISUAIS

OFICINA: A ESCRITA NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Laura Andreato
19/5 a 2/6 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h
Público: interessados nas artes visuais
Inscrição: 4 a 18/5
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos: Rua Treze de Maio, 48 – Distrito de Sousas – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3258-7828

A oficina irá discutir o uso da escrita nas artes visuais, a partir da década de 1960, analisando as diferentes formas de apropriação da palavra enquanto linguagem plástica e conceitual.

Laura Andreato, formada em Artes Plásticas pela ECA-USP, cursa mestrado na mesma instituição. Realiza exposições em instituições no Brasil e no exterior, destacando-se, entre elas, Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Maria Antônia, Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte do Rio (MAR), Centro de Cultura Contemporânea de Quito (Equador), La Maudite (Paris) e Cité des Arts (Paris).

CULTURA DIGITAL

OFICINA “VIDEOS DE BOLSO: DOC + BLOG”
Coordenação: Juliana Brombim
30/5 a 11/7 – sábados – 14h às 17h
Público: interessados na produção de conteúdos audiovisuais com dispositivos móveis para distribuição via internet, celular e reprodutores de vídeos portáteis, e que tenham conhecimentos básicos de informática e internet
Inscrição: 11 a 29/5
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Casa de Cultura Andorinhas: Rua Carlos Roberto Gallo, s/nº – DIC I – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3237-0070

A atividade propõe uma reflexão sobre as possibilidades do uso dos dispositivos móveis no “fazer cinema”. Serão realizados ensaios práticos, experimentações de como captar melhor ângulo, som e imagem nesses dispositivos e conversas sobre o panorama deste tipo de produção.

Juliana Brombim é mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine, Buenos Aires, com licenciatura em História, pela Unesp. Produtora audiovisual independente, é também idealizadora e realizadora de projetos de formação audiovisual e artística.

OFICINA DE INICIAÇÃO DE WEB DESIGN COM TECNOLOGIAS LIVRES
Coordenação: Ana Rute Mendes e Virgílio Santos
9 a 23/6 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h
Público: interessados com conhecimentos básicos de navegação e pesquisa na web, a partir de 14 anos
Inscrição: 18/5 a 5/6
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: CEU Centro de Artes e Esportes Unificados: Rua Lasar Segall, 110 – Jd. Florence
– Campinas (SP)
Telefone: (19) 9.9442-9733

A oficina tem como objetivo iniciar os participantes na área de criação de websites simples, como hotsites, sites pessoais e institucionais, utilizando as linguagens HTML e CSS, de modo que adquiram conhecimentos básicos para atuar com equipe de desenvolvimento web profissional ou a desenvolver seus próprios sites.

Ana Rute Mendes é cofundadora e web designer da Escola Mupi, uma escola online de tecnologia criativa. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Midialogia pela Unicamp. Desenvolve trabalhos como web designer desde 2008; é especialista em desenvolvimento Front-End.

Virgílio Santos é cofundador e desenvolvedor da Escola Mupi, graduado em Engenharia de Computação – Sistemas de Computação pela Unicamp. Durante a graduação participou do projeto e desenvolvimento do Curso Read in Web, um curso de inglês instrumental a distância da Unicamp. Possui experiência de desenvolvimento de software em Java, PHP e JavaScript, em grande parte Web, mas também para desktop e dispositivos móveis Android.

MODA

OFICINA “O FIGURINO E A MODA: HISTÓRIAS CRUZADAS”
Coordenação: Anna Kuhl
10 a 26/6 – quartas e sextas-feiras – 19h às 22h
Público: estudantes das áreas de moda, comunicação social, artes da cena, audiovisual, artes visuais, jornalismo, história, a partir de 16 anos
Inscrição: 18/5 a 5/6
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Estação Cultura: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3705-8015

O ato de vestir implica a escolha de uma narrativa visual – seja ela parte de uma obra cênica/audiovisual ou parte da identidade pessoal. Esta oficina propõe uma série de reflexões e exercícios práticos sobre figurino e o discurso indumentário contemporâneo, bem como as relações que existem entre história da moda e indústria cultural. A partir do repertório exposto na oficina, os participantes irão trabalhar juntos em um exercício final de produção de moda.

Anna Kuhl, figurinista, diretora de arte e orientadora de oficinas para adolescentes e adultos. Formada em Produção Audiovisual pela UFSCar, atuou como figurinista e diretora de arte em diversos grupos e projetos de teatro e audiovisual, como Después (Núcleo Fuga), A cidade do Entre (Coletivo Onírico); destacando seu trabalho com o Grupo Matula Teatro, em montagens como “Imago – Uma lua n´água”, “Passagens” e “Circo K”.

AMERICANA

FOTOGRAFIA

OFICINA DE FOTOGRAFIA “EFÍGIES: FOTOGRAFANDO PESSOAS”
Coordenação: Paulo Baliéllo
4/5 a 8/6 – segundas-feiras – 13h às 17h
Público: iniciantes em fotografia
Inscrições: 16 a 30/4
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: MAC – Museu de Arte Contemporânea de Americana: Avenida Brasil, 1296 – Jardim São Paulo – Americana (SP)

A atividade tem por proposta explorar técnicas da fotografia de retrato, partindo da composição da imagem e da luz, passando pelos recursos da câmera e culminando na introdução à fotografia de retratos: estilos e técnicas, além da análise de fotografias de profissionais que serão utilizadas para referências criativas e formação de repertório. Haverá atividades práticas, análise do material produzido e realização de uma exposição ao final da atividade com as imagens selecionadas dos participantes.

Profissional de diversos segmentos da área fotográfica, Paulo Baliéllo é formado pela Escola Techimage e pós-graduado em Fotografia Aplicada pelo Centro Universitário Senac-SP. Foi diretor executivo de projetos de responsabilidade e inclusão social na NeoTropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas.

HOLAMBRA

AUDIOVISUAL

OFICINA: CINEMA DE BOLSO
Coordenação: Lucas Vega
9 a 23/5 – sábados – 9h às 12h
Público: estudantes e interessados na área
Inscrições: 22/4 a 8/5
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Biblioteca Municipal de Holambra: Rua Solidalgos 42 – Morada das Flores – Holambra (SP)
A oficina propõe, através da criação de pequenos filmes, a familiarização com dispositivos móveis de captação de imagens, bem como a utilização de estruturas narrativas para contar uma história num formato audiovisual que poderá ser visto nas mídias sociais.

Lucas Vega é cineasta formado em Sociologia pela Unicamp, professor de audiovisual, curador do Festival de Cinema Super 8 de Campinas e projecionista do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba.

PINHALZINHO

TEATRO

OFICINA: O ATOR, A MÁSCARA E A CENA
Coordenação: Melissa Lopes
7 a 28/4 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h
Público: atores, bailarinos, estudantes de teatro e performers
Inscrições: até 07 de abril
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Salão da Secretaria de Educação: Rua Ovídio Antônio de Lima, nº 05, Centro –
Pinhalzinho (SP)
A atividade irá oferecer elementos para criação de personagens e elaboração de cenas, tendo como base a experimentação prática da linguagem da máscara. A proposta é oferecer ao ator novas possibilidades para se pensar a criação do personagem e ferramentas improvisacionais, que possam auxiliá-lo em qualquer tipo de linguagem teatral.
Melissa Lopes é atriz do Grupo Matula Teatro e doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Desde 1999 desenvolve estudos, espetáculos e atividades formativas ligadas à linguagem da máscara em diversas instituições. Atualmente integra o elenco dos espetáculos que abordam a linguagem da máscara: “Circo K” e “Uma Opereta Barata” – em ambos foi responsável pela preparação dos atores.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

FOTOGRAFIA

OFICINA DE FOTOGRAFIA: COTIDIANO URBANO
Coordenação: Paulo Baliéllo
25/4 a 30/5 – sábados – 9h às 12h
Público: iniciantes em fotografia
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum: Rua do Algodão, 1450 – Bairro Cidade Nova – Santa Bárbara D’Oeste (SP)

A atividade tem por proposta explorar técnicas de fotografia urbana, partindo da composição da imagem e da luz, passando pelos recursos da câmera e culminando na introdução à fotografia urbana: estilos e técnicas, além da análise de fotografias de profissionais que serão utilizadas para referências criativas e formação de repertório. Haverá atividades práticas, análise do material produzido e realização de uma exposição ao final da atividade com as imagens selecionadas dos participantes.

Profissional de diversos segmentos da área fotográfica, Paulo Baliéllo é formado pela Escola Techimage e pós-graduado em Fotografia Aplicada pelo Centro Universitário Senac-SP. Foi diretor executivo de projetos de responsabilidade e inclusão social na NeoTropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas.