Jd columbiaUm vídeo, realizado pelos coletivos de Comunicação que vêm atuando dentro do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas, narra a situação de pessoas que vivem no bairro Jardim Colúmbia, na periferia de Campinas (SP), próximo ao aeroporto de Viracopos.

O Coletivo Moinho hospedou o vídeo no seu canal.

Há no bairro uma grande vala, que acumula lixo e já é um grande fator de proliferação da epidemia de dengue em Campinas, que está fora de controle e é a maior epidemia da história da cidade.

Veja mais:
Campinas confirma 22,5 mil casos de dengue e mais uma morte pela doença

O local, na região do Campo Belo, sofrem com a pressão para serem desapropriados de acordo com interesses comerciais de grandes empreendimentos.

Segundo o Coletivo Moinho, uma das ações feitas para pressionar a população local foi a escavação de uma vala de centenas de metros, isso já faz cerca de dois anos, com o intuito de não permitir que a ocupação pela moradia avance. “Este mesmo buraco tem acumulado muito lixo e muitos bichos, gerando doenças às famílias. No último mês, segundo pesquisas, a região do Campo Belo foi apontada como a que mais tem casos de Dengue na cidade”.

No vídeo, a moradora Carmem conta sobre a situação do lixo acumulado na vala e que prefeitura e Aeroporto de Viracopos se recusam a limpar a áera. Acompanhe abaixo: