529267723e30b7eba4f60459a8afe1e4Diz a lenda que, em 1888, na Fazenda Santa Genebra, propriedade do Barão Geraldo de Rezende, um escravo, chamado Toninho, foi obrigado a buscar um boi para levar ao pasto. Era Sexta-feira Santa e o boi, irredutível, desatou a falar “Hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”. O escravo saiu correndo e gritando: “O boi falô, o boi falô!”.

Foi a partir desta lenda que surgiu a tradicional Festa do Boi Falô que, neste ano, completa 20 anos. A Festa é realizada em toda Sexta-feira Santa, em Barão Geraldo, pelos próprios moradores do distrito.

Além das homenagens ao boi, o ponto alto da festa é distribuição, gratuita, de macarronada com molho de tomate. O alimento é abençoado por um padre, no local, antes de ser servido e os ingredientes são doados pela população.

De acordo com Moacir Gobbo, um dos organizadores, foram recebidos este ano uma tonelada de macarrão, cinco quilos de anchova, ingredientes para a preparação de 400 quilos de molho de tomate, 800 litros de refrigerante e 25 quilos de queijo parmesão ralado.

Além da macarronada, o foco é a celebração da lenda do Boi Falô, com atividades artísticas e apresentações musicais que contam a história do boi que um dia falou.

A festa começa às 9h desta sexta-feira, 3 de abril, na Escola Estadual “Barão Geraldo de Rezende” – Rua Jerônimo Páttaro, s/n, Centro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Festa do Boi Falô
Data: 3 de abril, sexta-feira
Horário: 9h às 14h
Local: Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende – Rua Jerônimo Páttaro s/n, Centro de Barão Geraldo.