ProconEm apenas 20 dias, entre 12 e 31 de março, 293 pessoas preencheram o formulário do Procon Campinas com solicitação de parcelamento ou renegociação de débitos junto a fornecedores. Este é o resultado do programa Crédito Consciente, que o órgão desenvolveu no mês de março para comemorar o Dia Mundial do Direitos do Consumidor (15).

Para aderir ao programa, os interessados inadimplentes preencheram um questionário disponibilizado pelo Procon em que foram fornecidas informações sobre o credor, sobre a dívida e a renda familiar do proponente.

No documento, o interessado adicionou também sua proposta de pagamento, se à vista ou em parcelas; e o valor que poderia ser pago em cada caso.

O Procon encaminhou os formulários à empresas por e-mail. Estas têm 15 dias úteis, a partir do recebimento, para enviar resposta ao órgão com uma contraproposta ou aceitação das condições propostas pelo consumidor, junto o extrato da dívida (com os encargos).

Se a empresa não responder o formulário no prazo (15 dias) , o Procon formalizará uma Carta de Informação Preliminar – CIP, uma tentativa de negociação amigável.

O consumidor pode acompanhar o andamento do protocolado pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente no Poupatempo Campinas Shopping.

Entre as empresas que aderiram ao programa e estão renegociando com os consumidores inadimplentes estão Banco Bradesco; Vivo/Telefônica; Caixa Econômica Federal; Submarino Viagens; Comgás; Net Campinas; Cartão de Todos – Campinas Sul; Banco Santander; GVT; Claro; Citibank; BV Financeira; Banco Pan; Grupo Itaú; Banco do Brasil. (Com informações de divulgação)