Carlos Fayal
Darcy e Brizola em primeiro plano –

Depois de 12 anos de Dilma Rousseff e Lula, ambos do PT (Partido dos Trabalhadores) no governo federal, é inegável não perceber a falta que Leonel Brizola e Darcy Ribeiro fazem ao Brasil.

Para a alta cúpula do PT, as lições de Brizola e Darcy Ribeiro foram esquecidas ou estão dormentes.

Apesar de fazer composições das mais variadas como hoje se encontra o PT, Brizola fez algo no Rio de Janeiro nos anos 80, junto com Darcy Ribeiro,  que o PT se quer ousou fazer no governo federal, salvo alguns projetos isolados ou sem decisão política efetiva.

Mesmo diante de uma país arrasado economicamente por uma Ditadura Militar que saqueou a renda da população, concentrou riqueza e deixou o povo à mingua nas favelas, Brizola e Darcy Ribeiro criaram os Cieps (Centros Integrados de Ensino Público), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil, um projeto realizado de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal – dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio Teixeira. Não foram 5 ou 10 Cieps para fazer comercial na TV. Foram nada menos do que 520! Num período de economia destruída.

Hoje o Brasil tem condições econômicas muito melhores para oferecer não uma escola, mas milhares de centros integrados e recreativos de aprendizado integral para toda a população de baixa renda.

Brizola fez mais. Não amarelou diante do poder da Rede Globo e da manipulação na área jornalística da emissora. Mas Brizola não enfrentou a Globo atual,  que tem cerca de 30% de audiência.  A Globo de Brizola tinha entre 80% e 90% de audiência.

Relembre Brizola: