d56567ac48De 8 a 11 de abril, a programação de cinema gratuita do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibe uma série de filmes como parte dos ciclos que acontecem no Museu.

Nesta quarta-feira, 8, a partir das 19h30, será exibido o filme “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, como parte do ciclo Diversidade Sexual, que tem curadoria do Cineclube Purpurina. A primeira lembrança que eu tenho da minha mãe é de quando eu tinha uns quatro ou cinco anos. Ela chamou os filhos para o jantar, dizendo: “Meninos e Guillaume, na mesa!”. Guillaume idolatra a mãe, que sempre pensou que ele fosse diferente dos irmãos, e decidiu criá-lo como uma garota. Anos depois, já adulto, ele relata a relação complicada que tinha com o pai, os maus-tratos dos colegas de escola e seus primeiros amores. Entre o palco e a memória, surge uma comédia autobiográfica. Indicado a 10 prêmios Cesar 2014, tendo vencido 5, Melhor Filme, Melhor Primeiro Filme e Melhor Ator, Melhor Adaptação, Melhor Montagem. (França/Bélgica, 2013. Colorido, 85 min).

Na quinta-feira, 9, também a partir das 19h30, o público poderá assistir ao filme “Decálogo 6”, de Krzystof Kieslowski, que faz parte da série de exibições “O Decálogo”, de Kieslowski. Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema naturalidade uma possível relação entre eles. (Polônia, 1989. Colorido, 58 min).

As exibições continuam na sexta-feira, 10, às 19h, com o filme “Gatos Empoleirados”, de Chris Marker, que integra a programação especial do Cineclube Invert. Intrigado com o sorridente gato amarelo que invadiu Paris depois de 11 de setembro, o legendário Chris Marker (França, 1921) se pôs a investigar as misteriosas aparições do felino. Aqueles grafites, obras de um anônimo, seriam o seu ponto de partida para um filme que é um elogio irônico à arte engajada e uma declaração de louvor à poesia – e aos gatos – da rua. (França, 2004. Colorido, 58 min).

No sábado, 11, a sessão é dupla. O filme “Um Dia, Um Gato”, de Vojtech Jasny, será exibido às 16h, também integrando a programação do Cineclube Invert. Um mágico e seu gato, que costuma usar óculos, se apresentam em um espetáculo nos jardins do castelo de um pequenina cidade. O gato também é mágico e quando seus óculos são tirados, as pessoas para quem ele olha mudam de cor de acordo com o caráter e suas atitudes. Os mentirosos ficam roxos, e os ladrões, cinzas, as pessoas falsas, amarelas, e as que estão apaixonadas ficam vermelhas. (Tchecoslováquia, 1963. Colorido, 91 min).

Ainda no sábado, às 19h30, a exibição é do filme “Garota exemplar”, suspense com a assinatura de David Fincher, como parte da programação do ciclo O Cinema do Nosso Tempo, que tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa. A vida nos subúrbios e os reflexos da crise econômica aparecem como pano de fundo no início do filme, quando Amy (Rosamund Pilke) é dada como desaparecida e Nick (Ben Affleck) se torna o principal suspeito. Entre suspeita de assassinato, manipulação e um verdadeiro circo midiático, o roteiro surpreende o espectador com uma virada súbita, que coloca Amy no centro dos acontecimentos, como uma protagonista que divide opiniões.

Quando Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, o marido Nick (Ben Affleck) se torna o maior suspeito de ser o responsável pelo fato. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy. Baseado no romance homônimo de Gillian Flynn. (EUA, 2014. Colorido, 145 min).

Mais informações sobre o Circuito de Cinema do MIS aqui. (Carta Campinas com informações de divulgação)