11147145_741200899326610_1646282498144640703_nO Grupo Sabuká, composto por sete índios Kariri-Xocó, realizará uma apresentação de seus cantos e dança e também um oficina no próximo sábado, 18, a partir das 10h, no Centro Cultural Casarão.

Além da apresentação de parte de suas danças e cantos (Torés), os índios Kariri-Xocó realizam uma exposição de artesanatos e dialogam com o público sobre seus hábitos, sua cultura e sua luta atual para reconquistar suas terras.
Na programação, o grupo realizará a oficina de canto de trabalho kariri-xocó, denominado rojão, às 10h e às 15h.

Os Kariri-Xocó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá. Representam a fusão de vários grupos tribais depois de séculos de aldeamento e catequese. Seu cotidiano é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agro-pecuárias da região. Contudo, pode-se dizer que é um grupo que tem sua identidade indígena preservada especialmente pela manutenção do ritual do Ouricuri. Vivem hoje situação tensa devido à luta pelo direito às suas terras demarcadas, invadidas por posseiros e fazendeiros.

As atividades são gratuitas e patrocinadas pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e pelo PROAC Culturas Tradicionais, Projeto Festejos no Casarão, coordenado pelo grupo Caixeiras da Guia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sabuká Kariri-Xocó
18 de abril, sábado
A partir das 10h
Centro Cultural Casarão do Barão
Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº
Barão Geraldo – Campinas – SP