TJSC O vereador Pedro Tourinho (PT) apresentou, nesta segunda-feira (30/03), um projeto de lei que obriga a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) a instalar e distribuir à população Válvula de Retenção de Ar (Eliminadores de Ar) para hidrômetros. Segundo Tourinho,  estes equipamentos reduzem o valor da conta de água em até 40%.

De acordo com o vereador, os hidrômetros comerciais e residenciais não distinguem a diferença entre água e ar, registrando indevidamente essa passagem de ar. Além disso, a água é bombeada sob pressão nas redes de abastecimento e em determinadas situações, sempre que a rede de água sofre interrupções (manutenção, conserto, novas instalações, bombeamento, racionamento, principalmente falta d’água etc.), pode ocorrer a entrada de ar na nas tubulações e, com retorno da água, este é empurrado e passa pelo hidrômetro.

Mesmo com torneiras fechadas, esse ar sai pela boia da caixa d`água e acaba sendo contabilizado como água consumida nos imóveis. Tourinho ressalta que é os eliminadores de ar são desenvolvidos dentro de padrões técnicos, tendo por finalidade a retirada do ar das tubulações, ou seja, a expulsão do ar na rede. Agora, o projeto vai passar pelas comissões da Casa, antes de ir para votação. (Com informações de divulgação)