Foto PMVA área de Educação municipal da cidade de Valinhos deve estar 100% informatizada até o próximo ano, prevê o secretário da pasta, Danilo Sorroce. “Até 2016 estaremos com todos os procedimentos da Educação efetuados de maneira online”, afirmou.
Segundo o secretário, atualmente a secretaria de Educação está com 60% das atividades informatizadas com a implantação do GPD (Gestão Pública Digital). “O sistema GPD dispõe de um complexo conjunto de informações gerenciais, a partir do levantamento, armazenamento e cruzamento de dados, que permitem total visibilidade das escolas, professores, servidores e alunos da rede de ensino de forma online, possibilitando o acompanhamento em tempo real”, explicou o secretário.

Neste mês, a Prefeitura iniciou a implantação do diário de classe virtual na rede municipal de ensino. A primeira unidade a contar com o novo serviço foi a EMEB ‘Cecília Meirelles’, no Jardim Paraíso, uma das maiores do município com mais de 900 alunos, abrangendo do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para a implantação do diário de classe virtual, 50 professores da escola ‘Cecília Meirelles’ participaram de uma capacitação teórica e prática no começo deste mês e, nesta semana, ela é dirigida para agentes administrativos, diretores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas, que serão multiplicadores das informações junto aos demais professores, ressaltou a coordenadora do programa ‘Valinhos Digital’, Priscila Nucci.
Até o início de abril o diário eletrônico deverá ser implantado em todas as escolas municipais.

No diário de classe virtual, os conteúdos de atividades, registro de presença dos alunos, avaliações aplicadas, lançamento de notas, que antes eram feitos na caderneta convencional, passam a ser realizados diretamente nos computadores das escolas. (Carta Campinas com informações de divulgação)