2204_Parada_Poética (créd. Márcio Salata)As quartas-feiras deste mês de abril no Sesc Campinas terão um momento reservado para ler, ouvir e falar poesia. Trata-se da realização do “Sarau Literário”, sempre às 20h, que reunirá poetas e artistas com o objetivo de despir a literatura, celebrar a oralidade e promover um intercâmbio entre escritores e públicos. As edições do Sarau acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril.

Inserindo o púbico em uma experiência literária, nos encontros o participante é convidado a interagir, fugir do papel de espectador e se tornar um protagonista ativo, flertando com a palavra falada e mergulhando no universo da literatura, por meio de saraus, performances, espetáculos e uma batalha poética.

Além dos encontros, o público também poderá participar de uma feira de trocas, que acontece no feriado do dia 21/4 (terça-feira), cujo objetivo é estimular novas experiências de consumo e ampliar as possibilidades de leitura e fruição musical. Atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

As atividades contam com a participação de artistas ligados ao movimento literário como Renan Inquérito (rapper, poeta e geógrafo), Luiza Romão (atriz, diretora e poeta), Ni Brisant (poeta, educador e agitador cultural), Victor Rodrigues (poeta, escritor e arte-educador), Daniel Minchoni (poeta, editor e design gráfico) e Rodrigo Ciríaco (educador, escritor e produtor cultural), que buscam expor a literatura e trazer um novo significado para a mesma, desmistificando seu uso exclusivo apenas por aqueles detentores de grandes conhecimentos formais, apresentando a literatura como algo acessível a todos, despida de regras ou rótulos, tornando-a um instrumento de ressocialização e integração social, contribuindo assim, para o despertar da leitura, da palavra escrita e da oralidade.

Veja abaixo mais detalhes da programação completa dos encontros:

DIA 8 – SARAU CLUBE ATLÉTICO PASSARINHEIRO
Classificação: livre.
Com Luiza Romão, Ni Brisant e Victor Rodrigues.
A apresentação do Clube Atlético Passarinheiro alterna textos próprios com de outros poetas consagrados. Prezando pela diversidade e a empatia com o público, mesclam raps, clássicos modernistas, hai-kais e pequenos contos. O intuito é promover um ambiente de troca em que não só os integrantes, mas também os espectadores sejam ativos: leiam, declamem e se coloquem, os integrantes brincam com a poesia criando um espaço de troca com o público. Solos, diálogos e textos coletivos instauram a dinâmica do sarau, no microfone aberto qualquer um pode apresentar seus versos. O Clube Atlético Passarinheiro surgiu a partir da confluência de três poetas: Luiza Romão, Ni Brisant e Victor Rodrigues. Suas criações se relacionam com o Rachão Poético – batalha de poesia em grupo, na qual cada coletivo deve performar seus textos conjuntamente.
Data: Dia 8 de abril, quarta, às 20h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS.

DIA 15 – LITERATURA OSTENTAÇÃO
Classificação: livre.
Com Daniel Minchoni, Rodrigo Ciríaco, Renan Inquérito e Luiza Romão.
Literatura Ostentação é um espetáculo “em construção”, criado por um coletivo literário que, a partir da união estética de elementos da literatura marginal-periférica, do teatro e da performance, apresenta a experiência dos saraus e da cena poética de São Paulo. A proposta é explorar a potência da palavra, a força da oralidade e as teatralidade advindas da literatura não-dramática e do jogo com não-atores. Ao performar seus próprios textos, os autores retomam temas importantes do contemporâneo, como a relação conflituosa com a cidade e as instituições de poder, com sua própria subjetividade e com o outro. Os artistas levam seus poemas à cena e constroem um espetáculo aos olhos e ouvidos do público.
Data: Dia 15 de abril, quarta, às 20h.
Local: Espaço Arena.
GRÁTIS.

DIA 21 – TROCAS & BARGANHAS – LIVROS, MÚSICA E BRINQUEDOS.
Classificação: livre.
Realizada junto com uma feira de troca de brinquedos, a troca de músicas, livros e HQs oferece a proposta para que os leitores atualizem seus acervos pessoais por meio da troca, substituindo títulos já lidos por novas histórias, dividindo experiências com outros leitores. O objetivo é exercitar uma experiência diferente de consumo e ampliar as possibilidades de leitura e fruição musical. Todos os livros, gibis, cds, dvds e brinquedos deverão estar em bom estado, sendo os livros trocados por livros e gibis por gibis.
Data: Dia 21 de abril, terça, das 10h30 às 12h30.
Local: Jardim do Galpão.
GRÁTIS.

DIA 22 – PARADA POÉTICA
O rapper e poeta Renan Inquérito apresenta a literatura por meio da palavra falada, cantada, declamada e embalada, inserindo a plateia em uma experiência provocativa e libertária. O microfone fica aberto para contação de histórias e poemas, como forma de celebrar a oralidade, rompendo o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias. Parada Poética é um sarau que ocorre mensalmente na região metropolitana de Campinas, sempre às segundas-feiras. O encontro, que acontece em bares da região com a proposta de ‘maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética’, surgiu em 2013 no município de Nova Odessa, a partir da iniciativa do músico, poeta e geógrafo Renan Inquérito e do fotógrafo Marcio Salata, ambos artistas independentes que buscavam um ambiente alternativo para expor suas obras e ideias.
Data: Dia 22 de abril, quarta, às 20h.
Local: Área de Convivência
GRÁTIS.

DIA 29 – RACHÃO POÉTICO
Classificação livre.
Com Rodrigo Ciríaco, Renan Inquérito e Daniel Minchoni. A atividade é um campeonato de times de poetas que procura alinhar a produção literária marginal com elementos do futebol, com o objetivo de tornar a poesia uma paixão e um esporte nacional, tendo como referências a modalidade esportiva e a produção literária brasileira. A ideia é trazer
todos os elementos existentes no sarau – o microfone aberto, o recital de poemas, a interação com o público, com o melhor que existe nas batalhas de poesias: a disputa poética, a torcida do público, a premiação final. Tudo isso nos moldes de um campeonato de futebol, ou seja, a divisão em times, a disputa de grupos, a classificação para o mata-mata, o Dérbi e a grande final.
Data: Dia 29 de abril, quarta, às 20h.
Local: Ginásio Sesc Campinas.
GRÁTIS.

Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)