71983b4feaa720bf43f5858078aab5d1No sábado de Aleluia, dia 4, acontece em Campinas a 30ª edição do ritual da tradicional lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas.

O ritual terá a participação de cerca de 300 integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e região. A caminhada começa às 9h, saindo da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” e descendo pela Rua 13 de Maio até a Catedral Metropolitana, na Praça José Bonifácio, Centro.

Após a lavagem da escadaria, diversos grupos de cultura popular farão apresentações na praça. Estarão no local os participantes da Casa de Cultura Tainã, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Teatro Savuru, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina, Samba de Yayá, Capoeira IBECA e Royce do Cavaco. Barracas de alimentação serão instaladas no local.

A lavagem da escadaria é uma tradição das comunidades de candomblé em todo o País. O ritual é feito com essência de alfazema – que está ligada às energias femininas do Candomblé – flores e água. O objetivo é partilhar com o público a energia positiva dos elementos da natureza. Os seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico e energético.

Todos estão convidados a participar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas
Programação:
Data: 4 de abril, sábado
Horários:
9h – Concentração na Estação Cultura
10h – Descida em Procissão pela Rua 13 de Maio
12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria
13h às 17h – Shows e apresentações culturais
17h – Encerramento
Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro até Catedral Metropolitana de Campinas – Praça José Bonifácio, s/n, Centro.