Lupita5_Crédito_DivulgaçãoAlém do ciclo “Os Melhores Filmes Brasileiros de 2014”, que acontece neste mês de fevereiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria de Ricardo Pereira, o museu também apresenta ao público neste mês outros ciclos gratuitos em sua programação de cinema.

No próximo dia 10 de fevereiro, terça-feira, às 19h, como parte do ciclo “Efemérides”, com curadoria de Conrado, será exibido o filme “As Bruxas de Salém”, com direção de Nicholas Hytner. O filme é uma representação histórica de um fato verídico, baseado numa das grandes peças de teatro do século vinte de Arthur Miller sobre o julgamento das Bruxas de Salém. Miller também escreveu o roteiro do filme. As Bruxas de Salém é uma obra cinematográfica crítica, intrigante e repleta de suspense protagonizada pelo Daniel Day-Lewis e Winona Ryder. Juntos e com excelentes interpretações de todo o elenco. em 1692 no estado de Massachusetts. Numa pequena comunidade puritana onde a vida é dedicada ao serviço a Deus, algumas adolescentes são encontradas nos bosques e acusadas de ”bruxarias”, o que acaba desencadeando uma perseguição às supostas bruxa e as vítimas dessa histeria coletiva vêm as suas vidas e as suas famílias completamente destruídas. (EUA, 1996, 124min).

As sessões do “CurtaMis” acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro, às 19h30, com a exibição do filme Diário de Exus”, com direção, roteiro e produção de Gilberto Alexandre Sobrinho. Este documentário, apoiado e patrocinado pela Unicamp, atualiza o mito de Exu, tomando como ponto de partida o registro do processo de criação da peça de teatro Exus. Seu protagonista, o ator Mestre Jahça, é o fio condutor que conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade. 26min. Depois da exibição acontece um debate com o diretor do filme.

A partir do dia 20 de fevereiro, acontece o ciclo “And the oscar goes to…”, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, que exibirá os três filmes premiados na última edição do Oscar.

Na sexta-feira, 20, às 19h30, será exibido o filme “12 anos de escravidão”, de Steve McQueen. 12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade de um dono de escravos (Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. (EUA/Inglaterra, 2013. Colorido, 135 min).

No dia 21, sábado, às 17h, o público poderá assistir ao filme “Clube de compras Dallas”, de Jean-Marc Vallée. A história de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), consumidor de drogas, amante de mulheres, homofóbico, que, em 1986, foi diagnosticado com aids e recebeu a sentença de 30 dias de vida. A partir daí, sua luta pela vida intensificou-se e, quase à beira da morte, ele foi em busca de medicamentos alternativos fora do país já que o único remédio legal nos Estados Unidos para combater a doença, na época, era o AZT. (EUA, 2013. Colorido, 130 min).

Ainda no sábado, às 20h, a exibição será do filme “Gravidade”, de Alfonso Cuarón. Ryan Stone (Sandra Bullock) está em sua primeira missão espacial ao lado do astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney), que se despede da função neste último voo. Mas durante um passeio espacial aparentemente rotineiro, um acidente ameaça a vida dos passageiros, que têm sua nave destruída. Absolutamente sozinhos no espaço, Stone e Kowalsky são obrigados a lutar lado a lado para sobreviver em um ambiente de total escuridão. (EUA, 2013. Colorido, 91 min).

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro